sexta-feira, dezembro 30, 2005

Ponto de Acesso Público INE - IPP

No âmbito da Rede de Informação do Instituto Nacional de Estatística - INE, nas Bibliotecas do Ensino Superior, o Ponto Público de Acesso IPP, faculta e orienta todos os interessados no acesso à informação recebida regularmente do INE.

Os SDP-BC, disponibilizam também esta informação, após solicitação pelo endereço de e-mail: sdp@sc.ipp.pt

Damos aqui destaque aos resultados de inquéritos elaborados ao longo de 2005:

Inquérito à utilização de Tecnologias e da Comunicação pelas familias em 2005

Índice de Volume de Negócios na Indústria – Total, Mercado Nacional e Mercado Externo

Inquéritos de Conjutura às Empresas e aos Consumidores

Actas do 2º Encontro Nacional das Bibliotecas do Ensino Superior Politécnico


Foram editadas em Dezembro de 2005, pelos Serviços de Documentação e Publicações - Biblioteca Central do Instituto Politécnico do Porto as Actas do 2º Encontro Nacional das Bibliotecas do Ensino Superior Politécnico -
- I & D, Inovação, Criatividade e Avaliação da Documentação
, que decorreu no dia 12 de Novembro de 2004, nas instalações dos SDP-BC.
Estas encontram-se apenas publicadas em suporte digital, foram distribuídas a todos os participantes e Instituições Públicas (CD) e poderão ser consultadas via on-line:

quinta-feira, dezembro 15, 2005

(...)
O Dedo escreve e passa. O que ele escreve,
Nem crença funda nem descrença leve
Podem que volte atrás para apagá-lo
Nem lava o pranto mesmo um traço breve.
(...)
Que o vinho me não falte até ao fim da vida.
Lavai depois meu corpo, quando for perdida,
Fazei de parras um sudário, e que me enterrem
Onde gente passar, não muito distraída.
Das ciências todas o saber semeou,
Da vasta seara com ardor cuidou.
Mas a colheita não foi mais do que isto:
"Como Água vim, e como Vento vou".
Pensa por ti. Do livro deixa o estudo.
Contempla liberto a terra e o céu mudo.
Reparte dos teus bens. Aos maus perdoa.
........................................................E esconde-te, se queres sorrir de tudo.

Excerto
KHAYYAM, Omar – Doze Rubais. In – Poesia de 26 séculos:
de Arquíloco a Nietzsche:Antologia,tradução, prefácio e notas.Jorge de Sena.
3ª ed. Porto:ASA Editores, 2001. ISBN 972-41-2582-3. p. 78-79

A Equipa de Pessoal dos SDP-BC Deseja a Todos um Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo


terça-feira, dezembro 06, 2005

O Mundo da informação do Século XXI

O Mundo da informação do Século XXI, é cada vez mais como sendo em rede.
Vivemos em sociedades que se dizem do conhecimento, de forma que para lhe acedermos e principalmente para aplica-lo, são necessárias novas competências e aptidões informacionais, nomeadamente no que respeita às Novas Tecnologias, que se encontram em constante desenvolvimento. “Estamos a assistir a uma revolução tecnológica, centrada nas tecnologias da informação”, citado as palavras de Manuel Castells (2000).
Apesar deste desenvolvimento se manifestar numa perspectiva global, a verdade é que este não é uniforme. São várias as discrepâncias que levam a que muitos cidadãos e cidadãs não usufruam dos seus direitos enquanto ser humano, (independentemente do sexo, da raça, da religião, costumes, nacionalidade…) no que respeita ao acesso à informação. Por outras palavras, este desenvolvimento também origina a Info-exclusão.
É no combate a estes obstáculos que todas as Bibliotecas ocupam um lugar de grande importância.
As Bibliotecas são serviços públicos de interacção social e cultural, regendo-se pelos princípios dos Direitos Humanos e de organizações internacionais como a UNESCO, a IFLA e/ou a EBLIDA, e/ou nacionais, como a BAD, a INCITE e/ou a APDIS[1]. São espaços físicos, cujo conceito tem vindo a evoluir, mas também lugares de aprendizagem de conhecimento e pólos de vida cultural e de socialização para todas as idades e tipos de pessoas.
Cabe-lhes minimizar as diferenças e as dificuldades sociais no que respeita à literacia informacional, através da adopção e desenvolvimento de iniciativas inseridas em políticas de promoção e de capacitação do uso das novas tecnologias, para que todos possam tirar o maior proveito possível destas. Incentivar a leitura desde o documento impresso ao electrónico, a participação em actividades lúdicas para os mais jovens, de forma a estimular-lhes a criatividade e partilhar hábitos de leitura de outras culturas, bem como promover o acesso de documentos a leitores com dificuldades de locomoção. Podemos mesmo dizer, levar a informação a todos, independentemente de qualquer circunstância considerada como um obstáculo.
As Bibliotecas de hoje, são pois locais de práticas culturais diversificadas, locais de liberdade de expressão, sem nenhum tipo de limitações em que todos possam adquirir competências e aptidões e principalmente aprender a ser capazes de as aplicar.Assim devemos faze-las!

[1] - UNESCO – United Nations Educational , Scientific and Cultural Organization
IFLA – International Federation of Library Associations EBLIDA – European Bereau of Library, Information and Documentation Associations
BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
INCITE – Associação Portuguesa para a Gestão da Informação
APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde