terça-feira, abril 22, 2008

convite

clique na imagem para aumentar:







Faro: Biblioteca Municipal comemora 7 anos de vida

"Para assinalar o seu 7.º Aniversário, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa preparou para o dia 23 de Abril, também Dia Mundial do Livro, um programa vocacionado para vários públicos. Destaque para a exposição “Primavera dos Espantalhos”, uma mostra dos trabalhos realizados pelos grupos de crianças, uma sessão de contos por Adelaide Fonseca, destinada a alunos do 1.º Ciclo, pelas 10:00 horas, organizada pela autarquia e pela ARCA e pelas 21:30 horas, a inauguração da exposição “Livros e Contos do Mundo”. Decorrerá ainda, uma sessão de contos com os contadores piratas de Alexandria, Inês Mestrinho, Helena Tapadinhas e Margarida Telmo, dirigida ao público em geral. Recorde-se, o programa cultural comemorativo teve início no dia 2 de Abril, com várias iniciativas, tais como apresentação de livros, palestras, ateliers de formação, discussão de obras, entre outras. As comemorações terminam no dia 26 de Abril, com uma sessão de contos com Cristina Taquelim, pelas 16:00 horas, organizada em conjunto com a ARCA"

Plano de Formação BAD Norte

Consulte aqui:
http://www.apbad.pt/Formacao/Continua/formacao_calend.htm

sexta-feira, abril 18, 2008

Vila Nova de Famalicao: Dez mil livros em saldo na galeria municipal

"Arranca segunda-feira a edição 2008 da Feira do Livro de Saldo, uma iniciativa que se prolonga até ao dia 27.
Dez mil livros em saldo na galeria municipal
Arranca segunda-feira a edição 2008 da Feira do Livro de Saldo, uma iniciativa que se prolonga até ao dia 27.
A partir de 50 cêntimos, os amantes da leitura podem adquirir mais de dez mil livros que estarão à venda, a partir da próxima segunda-feira, em mais uma edição da Feira do Livro de Saldo.A decorrer entre os dias 21 a 27 de Abril na Galeria Municipal da Antiga Casa Malheiro, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, o certame é promovido pela câmara de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.A iniciativa contará com a presença de diversos livreiros representantes de mais de 30 editoras.
A Feira do Livro de Saldo ou de fim de edição é constituída por livros já descatalogados, mas também oferece livros mais recentes que já não têm lugar nas prateleiras das livrarias.Das várias dezenas de obras literárias disponíveis, destaque para as colecções infantis que abarcam uma panóplia de livros de animação, aventura, banda desenhada, entre outros.
Para além das obras a 50 cêntimos, todos os livros à venda terão descontos na ordem dos 50 a 80 por cento sobre o preço original. A feira do livro abre ao público às segundas, terças, quartas-feiras e domingo das 13 às 20 horas e às quintas, sextas e sábados até às 23 horas. A entrada é livre.No próximo dia 22, a biblioteca comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com a promoção de um atelier destinado ao público escolar: “a nova história de dois contadores de histórias”.
Fonte: http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=15&IDNoticia=31865

Biblioteca Municipal de Alcobaça: Abril é o mês da "Festa dos Livros"

"A Biblioteca Municipal de Alcobaça está a comemorar, durante o mês de Abril, a “Festa dos Livros”. Contadores de histórias, oficinas de livros, momentos de leitura e muitas actividades lúdicas preenchem um programa pensado sobretudo para o alunos das escolas do concelho, mas que são abertas a toda a comunidade.Iniciada a 2 de Abril – Dia Internacional do Livro Infantil – com um atelier de construção de instrumentos musicais, a “Festa dos Livros” propõe ainda um conjunto de actividades das quais se destaca “Contos à mesa”, um jantar onde o prato principal são as histórias servidas à mesa e que vai realizar-se no dia 23 de Abril – Dia Mundial do Livro – a partir das 19h45.As actividades têm entrada livre, mas carecem de pré-inscrição, que deverá ser feita junto de Cláudia Pereira, na Biblioteca Municipal de Alcobaça ou através do telefone 262580880. Os pormenores de cada iniciativa, algumas com a presença das escritoras Sophia Alba, Mafalda Milhões e Marta Torrão, podem ser consultados em www.alcobaca.pt.

Programa da “Festa dos Livros”
18 de Abril, sexta-feira
Apresentação do livro: "O Tarot da Alegria", com Sophia Alba
Público-alvo: Público em geral
Sala de leitura – 18h00
23 de Abril, quarta-feira – Dia Mundial do Livro"A Polegadazinha", Teatro de marionetas "Cores & Caminhos"
Público-alvo: 1º ciclo e 2º ciclo
Sala de leitura – 10h30"Contos que a minha mãe contava", com Mafalda Milhões
Público-alvo: 1º ciclo e 2º ciclo
Sala de leitura – 14h30"Contos à mesa", com Mafalda Milhões
Público-alvo: Pais e filhos (inscrição de uma criança com um adulto) Sala de leitura – 19h45
N.º participantes: 50
29 de Abril, terça-feira"Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês", com Andreia Brites
Público-alvo: 3º ciclo
Sala de leitura – 10h30N.º participantes: uma turma"

quinta-feira, abril 17, 2008

Administração pública incentiva uso de software aberto

"A Agência para a Modernização Administrativa e a Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) assinaram hoje, em Lisboa, um protocolo para promover a utilização de software de código aberto.Na sequência do acordo, feito ao abrigo do Plano Tecnológico, vai ser reforçado o Portal Nacional de Software Livre, que passará a integrar documentação (para ser usada por empresas, entidades da administração pública e mesmo utilizadores individuais), software para download e exemplos de boas práticas na área.Estão ainda planeadas acções de formação, fruto de parceria entre empresas e entidades da administração pública que adoptaram este tipo de software. O presidente da ESOP, Gustavo Homem, justifica a necessidade destas formações: "Já existem entidades que estão na linha da frente, mas o conhecimento está pouco disseminado".Software de código aberto é a designação para programas de computador que podem ser alterados por qualquer pessoa e livremente redistribuídos. As várias distribuições do sistema operativo Linux são um dos mais conhecidos exemplos de software de código aberto. Normalmente, o modelo de negócio das empresas que fornecem este tipo de software assenta na prestação de serviços associados.O protocolo foi assinado durante o VI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que reuniu reuniu perto de 600 participantes, entre estudantes, entusiastas e profissionais do ramo.No evento, a Caixa Mágica, empresa responsável pelo Linux com o mesmo nome, anunciou ainda a distribuição de um novo modelo de computador no âmbito do projecto e-escolas, que será equipado com este sistema operativo. Os modelos actuais integram o Windows, da Microsoft.
Por João Pedro Pereira"
Fonte: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1325936

quinta-feira, abril 10, 2008

Salazar e o Estado Novo são tema de conferência no Arquivo Municipal de Loulé

"A conferência sobre " Salazar e o Estado Novo na crise da cultura e da consciência histórica nos inícios do século XXI”, proferida por Luis Reis Torgal, vai ter lugar no sábado, dia 12, às 15h30, no no Arquivo Municipal de Loulé.
Luis Reis Torgal é professor, recentemente aposentado, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi professor de várias cadeiras de História Moderna e de História Contemporânea, para além de Teoria da História.Licenciou-se em História, em 1966, com a tese sobre o Tradicionalismo e a Contra-Revolução. Em 1978 doutorou-se com uma dissertação sobre o pensamento político da Restauração.É membro do Instituto de História e Teoria das Ideias, foi fundador e coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC (CEIS20), no qual é ainda investigador e coordenador de um grupo de investigação ( "Arquivo e Memória do Século XX"). Foi director da Revista de História das Ideias durante vinte anos e da Revista Estudos do Século XX durante quatro, pertence ao corpo consultivo de algumas revistas portuguesas e estrangeiras e dirige a colecção Minerva - História, da editora Minerva, de Coimbra, desde 1988.Tem sido professor convidado de várias universidades estrangeiras onde proferiu conferências e leccionou seminários.Das centenas de artigos e obras publicadas destaca-se a Biografia sobre António José de Almeida (António José de Almeida e a República, Lisboa, Temas e Debates, 2005), a qual obteve o prémio de História Contemporânea atribuído pela Academia Portuguesa de História/Fundação Engenheiro António de Almeida."

terça-feira, abril 08, 2008

Lançamento do livro Regras de Catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa

"Regras de Catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa"
da autoria de José Carlos Sottomayor, que terá lugar no próximo dia 16 de Abril de 2008 pelas 17 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa.
Entrada gratuita mediante inscrição (ficha de inscrição em linha).Entrega de um certificado de presença aos participantes.
A sessão de apresentação contará com as intervenções do presidente da BAD, de um representante da Direcção Municipal da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e do autor, o Dr. José Carlos Sottomayor.
Seguir-se-á a apresentação de uma comunicação, pela Dra. Fernanda Campos, sobre a evolução das regras de catalogação.
Para comemorar este evento, a BAD oferecerá, no dia do lançamento, um desconto de 5,00 euros no preço de capa.
Mais informações sobre este evento e inscrições em http://www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_Lancamento_Livro.htm

sexta-feira, abril 04, 2008

Open Science Directory

Como apoio à divulgação da informação científica, a EBSCO desenvolveu o Open Science Directory.
O Open Science Directory é uma plataforma de pesquisa de múltiplos recursos em acesso livre. Actualmente oferece mais de 13.000 periódicos científicos dos recursos Open Access mais respeitáveis como DOAJ, BioMed Central, HighWire Press e PubMed Central, assim como programas especiais: HINARI, AGORA, OARE, INASP-PERI e eJDS.
O directório Open Science Directory é disponibilizado no site http://www.opensciencedirectory.net/ através da ferramenta EBSCO A-to-Z. Pode ser acedida livremente por todos os interessados em conteúdos científicos em acesso livre.