segunda-feira, outubro 27, 2008

Exposição "Os Arquivos no Diálogo Intercultural"

"Inauguração dia 29 de Outubro, pelas 18.00 horas, na Sala de Exposições da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, em Lisboa.
Digna-se estar presente, Sua Excelência, a Secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos.

Para mais informações, consulte o documento em anexo (formato PDF) e/ou contacte o Gabinete de Relações Externas e Cooperação - GREC da Direcção-Geral de Arquivos – DGARQ (Tel: 217 811 500 / Fax: 217 937 230)"

Cardoso Pires, dez anos depois

"A inauguração de uma biblioteca em Vila de Rei com o seu nome e várias actividades culturais marcam os dez anos da morte do escritor José Cardoso Pires, que se comemora neste domingo[ontem]

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura esta tarde (15h30) a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. O escritor, apesar de ter vivido a maior parte do tempo em Lisboa, nasceu na aldeia de São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, a terra mais ao centro de Portugal.

Não é só o nome do autor de Alexandra Alpha que fica na biblioteca: parte do espólio de Cardoso Pires foi cedida pela família e poderá ser consultado numa sala criada para esse efeito.

E até 15 de Novembro, no átrio do novo edifício, apresenta-se a exposição José Cardoso Pires, Ilustrações da Escrita. São originais das ilustrações reproduzidas nos livros do escritor de Júlio Pomar, Sá Nogueira, Victor Palla, Maria Mendes, João Câmara Leme e João Abel Manta.

De sublinhar, uma edição especial de Dinossauro Excelentíssimo, com reproduções de cada uma das plaquetas de ilustração e com páginas escritas e emendadas pelo autor.

Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém propõe leituras de trechos das suas obras por escritores. A partir das 14h30,António Mega Ferreira, Inês Pedrosa,José Eduardo Agualusa, Mário de CarvalhoeLídia Jorge recitam Cardoso Pires. Segue-se (17h15) uma conferência por João Lobo Antunes intitulada ‘Memória e auto-ficção’, em que o neurocirurgião decerto falará da obra De Profundis, Valsa Lenta. Por fim, é projectada a adaptação ao cinema de O Delfim.

Ao longo do dia, no foyer da Sala Almada Negreiros (onde decorrem todas as actividades) estão expostas as ilustrações de João Abel Manta para Dinossauro Excelentíssimo"

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=114675

Leilão: Espólio valioso suscita licitação animada em Lisboa

"A grande expectativa acumulada ao longo de duas semanas quanto ao futuro proprietário das 15 cartas e seis bilhetes da autoria de Marcelo Caetano, escritos durante o exílio no Brasil, desfez-se pouco passava das 16h00 de ontem. Um homem de meia-idade, vestido como uma T-shirt, arrematou o lote por 2500 euros, sem grande disputa – a base de licitação era de 2000 euros –, no leilão realizado em Lisboa pela Nuno Gonçalves – Leiloeiro, Livreiro .



Nem a Direcção-Geral dos Arquivos nem a Biblioteca Nacional exerceram o direito de preferência sobre estes exemplares da amarga correspondência trocada pelo ditador deposto com duas pessoas amigas, Maria Emília e António.

A grande exclamação foi causada pelo alto valor que atingiu um requintado volume de equitação do século XVIII, de Manuel Carlos de Andrade, cuja verdadeira autoria é atribuída, no entanto, ao marquês de Marialva: 4800 euros.

A grande surpresa estava reservada para o fim: ‘KWY’, edição de 12 exemplares de uma revista de arte portuguesa, foi comprada por 28 mil euros.

O leiloeiro Nuno Gonçalves, que ontem exerceu a função de pregoeiro, disse ao CM que a expectativa suscitada pelo evento se deveu "não só à grande diversidade e valor cultural e histórico dos materiais, como ao facto de estes pertencerem a uma só pessoa". [...]"
Fonte: Correio da manhã

quinta-feira, outubro 23, 2008

VIII semana do aluno Biblioteca Central


Prémio Jacques Delors

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Data limite: 15 de Novembro de 2008

Convidam-se todos os interessados a apresentar os seus trabalhos, até ao dia 15 de Novembro, para se candidatarem ao Prémio Jacques Delors.

Com o objectivo de incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a temática comunitária em língua portuguesa, o Centro Jacques Delors criou este Prémio que distingue anualmente um trabalho de investigação sobre a União Europeia.

Não perca a oportunidade de:

  • fazer parte do grupo de laureados com esta distinção;
  • ver a sua obra editada;
  • candidatar-se ao valor de 5.000 EUR do Prémio.

Biblioteca da Póvoa Recordou Eça de Queiroz e Manuel Lopes

"A Biblioteca Municipal aproveitou a presença na Póvoa de Varzim do escritor brasileiro Dagoberto Carvalho Júnior para prestar uma homenagem a dois homens das letras e dos livros: Eça de Queiroz e Manuel Lopes.

foto

É na bibliografia de Eça que se concentram as publicações de Dagoberto Carvalho Júnior. Manuel Lopes, para além de partilhar com o escritor brasileiro o gosto por Eça, foi o elo de ligação entre o escritor brasileiro e a Póvoa de Varzim.

Esta amizade é testemunhada em A Boa Mesa de Eça de Queiroz, um dos livros apresentados, na crónica “Tributo a Manuel Lopes”.

“Pela amizade que nos prendeu, a partir de 1995, ano em que nos conhecemos, através do jornalista Celso Pontes, na apresentação de A Cidadela do Espírito, a cuja edição portuguesa dedicou parte do seu precioso tempo”, referiu Dagoberto Júnior."

Fonte: Voz da Póvoa

Post Me! Arte Pelo Correio

""Mail Art", ou arte pelo correio. Como os artistas durante os anos 60 descobriram que podiam utilizar o envio postal como obra de arte. Até 31 de Janeiro de 2009 na biblioteca do Museu de Serralves, no Porto. Mais uma exposição comissariada pelo belga Guy Schraenen com a sua extensa colecção de edições de artista na biblioteca de Serralves. Desta vez o foco é a "Mail Art" - edições especiais que durante os anos 60 e 70 utilizavam o correio para criar obras de arte que viviam nesse suporte - e circulavam por todo o lado. Muitas edições são mesmo dirigidas ao próprio Schraenen."

Fonte: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=213551

Arquivo Distrital inicia recuperação de 200 plantas do espólio Korrodi

"Cerca de duas centenas de plantas do espólio do arquitecto Korrodi vão ser restauradas, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Direcção-Geral de Arquivos e a Fundação da Caixa Agrícola de Leiria.
O "estado de conservação muito precário" do espólio técnico do arquitecto, incorporado no Arquivo Distrital de Leiria, levou à assinatura de um protocolo de colaboração e mecenato, onde a Fundação da Caixa Agrícola de Leiria irá subsidiar em cinco mil euros, trabalhos de diagnóstico, higienização, planificação, remendagem e acondicionamento de cerca de 200 plantas.
Silvestre Lacerda, responsável pela Direcção-Geral de Arquivos, realçou ontem, durante a assinatura do protocolo, o apoio mecenático da Fundação da Caixa Agrícola de Leiria, esperando que sirva de "exemplo para outras entidades para ajudarem o Arquivo Distrital a cumprir a sua missão, que é divulgar a sua documentação".[...]"

Fonte: Diário de Leiria

quinta-feira, outubro 16, 2008

1.º Encontro Internacional de Casas-Museu

"A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa de Camilo, em colaboração com o Curso de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e com da Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Informação, da mesma Faculdade, vai organizar, nos próximos dias 30 e 31 de Outubro, o "1.º Encontro Internacional de Casas-Museu", subordinado ao tema "As Casas-Museu: Do passado aos novos desafios", no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão."

Programa e mais informações

quinta-feira, outubro 09, 2008

9.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

A Secção de Arquivos Municipais da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas vai realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o 9.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, subordinado ao tema “Novos Desafios da Gestão Documental”, que decorrerá no próximo dia 14 de Novembro, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Mais informações em WWW.APBAD.PT

Library Connect Seminar 2008

Biblioteca Virtual da U.Porto realiza, no dia 22 do corrente mês, em colaboração com a Elsevier, o Library Connect Seminar 2008.

As inscrições devem ser feitas a partir do seguinte link:

segunda-feira, outubro 06, 2008

Biblioteca digital mostra história da botânica

"Memória.

Acervo da Universidade de Coimbra na área da botânica, com milhares de documentos únicos, alguns com mais de cem anos, estão desde esta semana 'online' e podem ser consultados em http/bibdigital.bot.uc.pt. Disponibilizar o conhecimento à comunidade científica é objectivo do projecto.
Espólio único tem milhares de documentos[...]"

Fonte e notícia completa em:
http://dn.sapo.pt/2008/10/04/ciencia/biblioteca_digital_mostra_historia_b.html

“A escrita egípcia – da pedra ao pergaminho”

"“A escrita egípcia – da pedra ao pergaminho” é o tema da conferência que vai realizar-se dia 9, no Arquivo Municipal, às 21h30.

Rogério Sousa, professor auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte, que, a partir do dia 14, dirige um curso de introdução à escrita hieroglífica, também no Arquivo, será o orador desta conferência que aborda um dos sistemas de escrita mais antigos da Humanidade.

Cerca de 3000 anos antes da nossa era, enquanto os Sumérios desenvolviam a escrita cuneiforme, os Egípcios desenvolveram uma forma de pictografia, assente em pictogramas (imagens figurativas que representam coisas), fonogramas (símbolos que representam sons) e outros signos determinantes em escrita ideográfica, sem vogais. Meticulosamente gravados, os hieróglifos associavam, então, símbolos fonéticos às imagens de objectos reais.

Presente em objectos em barro cozido, em pinturas nas paredes dos templos e nas câmaras funerárias, em pedra e madeira, culminando com a utilização do papiro, nos manuscritos, a escrita egípcia, decifrada a partir da Pedra de Roseta, continua a despertar a curiosidade de quantos admiram a história desta cultura milenar."
Fonte: http://www.vozdapovoa.com/agenda/evento.asp?idevento=188

sexta-feira, outubro 03, 2008

14º Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM)

"De 3 a 12 de Outubro realiza-se a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM), uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia e direcção artística do Teatro Art'Imagem, que proporciona durante 10 dias, espectáculos às 21h30m no Grande Auditório, às 23h30m no Café-Teatro, bem como animações de rua às 21h00 e ao fim-de-semana espectáculos para crianças, com entrada gratuita às 16h00.

A programação apresenta o teatro cómico em todas as suas dimensões e disciplinas, da grande comédia ao teatro de rua, do musical à mimica, do “stand-up-comedy” ao novo circo, das marionetas ao café-teatro, trazendo à cidade da Maia prestigiadas companhias nacionais e estrangeiras que apresentam os seus espectáculos para um numeroso público, que na última edição ultrapassou os 12 mil espectadores.

A edição deste ano apresentará mais de 25 companhias portuguesas e outras vindas de Espanha, Bélgica, Austrália, Inglaterra, Chile, Itália, Alemanha e Cabo Verde.

Um especial relevo para a presença de Maria do Céu Guerra e o seu premiado espectáculo “O Pranto de Maria Prada” um texto do nosso Gil Vicente e o regresso, com novos espectáculos, de dois grandes mestres do teatro cómico internacional, a britânica Nola Rae, o belga Elliot e a companhia portuguesa do Chapitô, que tanto êxito alcançaram em edições anteriores.

Este ano também, destaques especiais para a premiada companhia australiana de Joel Salom e, para o mestre de mímica, o belga Joseph Collard.

Lembramos que a primeira edição do FITCM teve lugar em 1994, sendo este ainda o único festival regular exclusivamente dedicado ao teatro cómico em Portugal, realizando-se anualmente na primeira quinzena de Outubro no Fórum da Maia e a sua envolvente exterior."

FONTE: http://cultura.maiadigital.pt/festival-internacional-de-teatro-comico-da-maia



CONVITE



É com todo o gosto que a Biblioteca Central do Politécnico do Porto vem convidá-lo a participar na VIII Semana do Aluno nas Bibliotecas do IPP - Conviver e aprender em rede* Arte de Bem Acolher, a realizar de 27 a 31 de Outubro de 2008