segunda-feira, julho 21, 2008

Fundação Bissaya Barreto assinala 50.o aniversário na Figueira da Foz com homenagem a Joaquim Namorado

"A Fundação Bissaya Barreto que está a comemorar 50 anos de actividade, quis assinalar na Figueira Foz a efeméride com uma realização marcante tendo homenageado o poeta e escritor Joaquim Namorado, atribuindo o seu nome à Biblioteca do Centro Geriátrico Luís Viegas do Nascimento, na Gala.
Para o efeito promoveu um almoço de convívio com a actuação do Grupo Coral “Encantos”, com música tradicional portuguesa, a que se seguiu a apresentação do tríptico “Vidas”, da responsabilidade dos artistas da Magenta.
Entretanto, António Pedro Pita, director regional da Cultura do Centro, e a filha do homenageado, Maria Teresa Namorado, descerraram à entrada da biblioteca a placa com o nome de Joaquim Namorado. Na ocasião, Carlos Páscoa, em nome da Fundação Bissaya Barreto, explicou que este 3.º aniversário do Centro Geriatrico fica marcado pela «música, artes plásticas e cultura» na homenagem prestada ao poeta.
O orador da sessão foi António Pedro Pita que evocou a personalidade de Joaquim Namorado falando, sobretudo, «da sua grande insistência na leitura e na literatura», uma área que, como salientou, se está agora a investir muito com uma política de incentivo à leitura, «onde a Rede de Leitura tem sido uma constante política», onde a região Centro está a apostar «numa biblioteca por concelho», tendo sido inaugurada recentemente a 165.a biblioteca.
Por outro lado, o orador salientou que «esta biblioteca é uma mais-valia neste espaço, é uma marca de uma pessoa, de uma actividade e de uma voz» e que se deve extrair da vivência do poeta «as qualidades cívicas nem sempre sublinhadas pela sociedade».[...]"
Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/18980.htm

Sem comentários: