sexta-feira, abril 22, 2005

23 de Abril - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Como é sabido no dia 23 de Abril comemora-se o Dia do Livro, por isso decidi compartilhar com todos vós, um pequeno excerto de Pablo Neruda Oda al libro (II) de Odes Elementares (1954). E se desejarem podem ir a este site Web para obterem mais informações acerca deste poeta. http://lugardaspalavras.no.sapo.pt/poesia/neruda.htm. Podem também passar pela Biblioteca Central para consultar ou requisitar algumas das obras do autor http://ipac.sc.ipp.pt:81/.

"Oda al libro (II)

Libro
hermoso,
libro,
mínimo bosque,
hoja
tras hoja,
huele
tu pape
la elemento,
eres
matutino y nocturno,
cereal,
oceánico,
en tus antiguas páginas
cazadores de osos, ... "

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabem porque é que o dia do livro, e agora também dia dos direitos de autor, se comemora a 23 de abril?
Por ser uma data muito simbólica no campo da literatura.foi a 23 de Abril de 1616 que faleceram os grandes escritores:Cervantes(espanhol), Shakespeare (inglês) e Garcilaso de la Vega (Inca)e que outros nasceram como por exemplo, em 1899,Nabokov etc.
A ideia surgiu na Catalunha, cujo padroeiro, S.Jorge se comemora também neste dia e onde, tradicionalemnet se costuma oferecer um livro e uma rosa às pessoas queridas (leia mais sobre isto no site da Unesco www.unesco.org)
Já agora a propósto de Rosas, lembrámo-nos dos cravos e de segunda feira, 25 de abril, em que comemoramos o dia da nossa liberdade dia 25 de Abril; Procurem poemas e canções e partilhem connosco.