quarta-feira, janeiro 17, 2007

O livro que ajuda a pensar uma ciência nova

"É “uma pequena escada num edifício em construção”, e visa incitar ao diálogo inter e multidisciplinar, como “um choque epistemológico necessário na área da Ciência da Informação”. O último livro de Armando Malheiro da Silva foi ontem apresentado no Porto.«Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico» é o título do quarto livro da autoria do docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e surge no culminar de um trajecto que em termos pessoais e profissionais assentou sempre na temática da informação. Editado com a etiqueta das Edições Afrontamento, em parceria com o CETAC (centro de investigação da Universidade do Porto responsável pela publicação on-line da revista «Prisma», e que agora, pela primeira vez, se associa a uma editora comercial para o lançamento de vários livros), é o primeiro título da colecção «Comunicação. Artes. Informação», e reúne prática e reflexão teórica sobre uma problemática em que a fundamentação teórica “é muitas vezes esquecida”.Consciente da “necessidade de ir pautando a prática com alguma teoria”, Armando Malheiro da Silva, que está ligado ao surgimento, em 2002, do curso de Ciências da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – depois de, no seu vasto percurso pessoal, ter passado pelas universidades do Minho e de Coimbra –, apresentou ontem, na Loja Fnac de Santa Catarina, na cidade do Porto, um livro em que, de acordo com a “colega e amiga de longa data” Fernanda Ribeiro, autora das Edições Afrontamento convidada para falar sobre o autor e a obra, materializa no papel “uma tetralogia que vem problematizar o fenómeno da Informação enquanto objecto científico e nas suas conexões com outros saberes e conceitos”.
Carla Teixeira--------------------------
Conceitos“Ensinar a pensar”«Informação» assenta na divulgação de quatro textos, escritos em vários momentos e vertidos na obra segundo uma ordem diferente da cronológica, complementados com uma entrevista e uma “terminologia essencial” que explicita alguns conceitos e “ensina a pensar uma nova ciência”. Tem cerca de 170 páginas e está já disponível no mercado. "

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao Prof. Armando Malheiro por nos ajudar a trabalhar mais e melhor.
Parabéns ao O Primeiro de Janeiro por dar a notícia que já vai sendo raro quando os lançamentos não são de literatura cor de rosa ou de um qualquer fotobolista e afins.
Obrigado
Isabel sousa