segunda-feira, julho 21, 2008

Guardiã dos livros de Marcelo

"A directora da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, Maria de Fátima Cunha, já conhecia o comentador político Marcelo Rebelo de Sousa da televisão. Mas o primeiro contacto pessoal aconteceu, em 2001, durante a inauguração daquele equipamento cultural. Desde então, é a "guardiã" dos cerca de "cem mil documentos" que o ex-líder do PSD doou àquele espaço baptizado com o seu nome. "Temos um espólio que, se calhar, não existe na maior parte das bibliotecas do País."

"Na inauguração, o professor disse que ia oferecer um variadíssimo espólio no final do ano, desde livros, manuscritos, quadros e até peças de arte africana", recorda a bibliotecária. E assim foi. Actualmente, dos 120 mil documentos existentes na Biblioteca Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, cerca de 100 mil foram doados, ao longo destes anos, pelo comentador político. Muitos deles, dos séculos XVI até início do XIX, são primeiras edições - são só de consulta e estão no centro documental.

"Ainda há 15 dias, o professor enviou mais livros", conta a bibliotecária que inventaria os livros, faz o tratamento preliminar e a catalogação. "A partir daí ficam disponíveis para o leitor", explica. Esteve com ele, durante a visita do Presidente da República ao concelho. "O professor costuma telefonar a perguntar o que é preciso, se temos determinada colecção", conta. Quando era presidente da Assembleia Municipal, frequentava mais a biblioteca. Descreve-o como simpático e acessível. "A sua paixão pelos livros é contagiante", diz Maria de Fátima Cunha."
Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/07/19/nacional/guardia_livros_marcelo.html

Sem comentários: