DataGramaZero tem o ISSN 1517-3801. É indexada no Brasil e no exterior, e está disponível na Internet, livre para cópias, sem qualquer custo de acesso para seus leitores.
O periódico é unicamente virtual e tem por objectivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação.
ARTIGOS deste número:
1 - Análise de redes sociais como método para a Ciência da Informação
por Renato Fabiano Matheus e Antonio Braz de Oliveira e Silva Resumo: apresenta a Análise de Redes Sociais como um método a ser aplicado em estudos na Ciência da Informação . O texto dá uma visão geral da fundamentação teórica de uma metodologia originária das ciências sociais. Em seguida, são apresentadas pesquisas que mostram como a análise de redes, sociais ou não, é utilizada em diferentes áreas do conhecimento, como a Física e a Ciência da Computação.
O periódico é unicamente virtual e tem por objectivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação.
ARTIGOS deste número:
1 - Análise de redes sociais como método para a Ciência da Informação
por Renato Fabiano Matheus e Antonio Braz de Oliveira e Silva Resumo: apresenta a Análise de Redes Sociais como um método a ser aplicado em estudos na Ciência da Informação . O texto dá uma visão geral da fundamentação teórica de uma metodologia originária das ciências sociais. Em seguida, são apresentadas pesquisas que mostram como a análise de redes, sociais ou não, é utilizada em diferentes áreas do conhecimento, como a Física e a Ciência da Computação.
2 - Disseminação da informação no âmbito da pesquisa e o papel dos organismos de fomento
por Katia Carvalho. Resumo: mostra uma relação entre disseminação da informação - pesquisa - políticas públicas. Contempla o levantamento de políticas públicas de informação de caráter nacional especialmente voltadas para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Organismos de fomento voltados para a pesquisa científica, políticas, planos e programas para o desenvolvimento de ciência e tecnologia vêm sendo criadas desde 1950. Nesse ambiente, estado, política e poder tendem a encontrar novas formas de intervenção.
3 - Comunicação e informação como fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento
por Helenice Carvalho e Valério Cruz Brittos. Resumo: No capitalismo contemporâneo, a comunicação assume o papel de fator crítico de sucesso nos processos de gestão do conhecimento, transformando dados e informações em insumos fundamentais para as tomadas de decisões estratégicas nas organizações. O artigo aborda o papel da comunicação como elemento potencializador do processo, enquanto elemento gerador de grupos de relacionamento. 4 - Construção de uma ontologia para sistemas de informação empresarial para a área de Telecomunicações
por Beatriz Ainhize Rodríguez Barquín, José Antonio Moreiro González e Adilson Luiz Pinto Resumo: As necessidades dos sistemas de informação,na empresa do setor de telecomunicações podem ser satisfeitas por meio do uso de ontologias. São as ferramentas da Web Semântica que resolvem os problemas dos acessos da informação, facilitando o intercâmbio dos dados, melhorando a recuperação e questões de relevância.
por Katia Carvalho. Resumo: mostra uma relação entre disseminação da informação - pesquisa - políticas públicas. Contempla o levantamento de políticas públicas de informação de caráter nacional especialmente voltadas para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Organismos de fomento voltados para a pesquisa científica, políticas, planos e programas para o desenvolvimento de ciência e tecnologia vêm sendo criadas desde 1950. Nesse ambiente, estado, política e poder tendem a encontrar novas formas de intervenção.
3 - Comunicação e informação como fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento
por Helenice Carvalho e Valério Cruz Brittos. Resumo: No capitalismo contemporâneo, a comunicação assume o papel de fator crítico de sucesso nos processos de gestão do conhecimento, transformando dados e informações em insumos fundamentais para as tomadas de decisões estratégicas nas organizações. O artigo aborda o papel da comunicação como elemento potencializador do processo, enquanto elemento gerador de grupos de relacionamento. 4 - Construção de uma ontologia para sistemas de informação empresarial para a área de Telecomunicações
por Beatriz Ainhize Rodríguez Barquín, José Antonio Moreiro González e Adilson Luiz Pinto Resumo: As necessidades dos sistemas de informação,na empresa do setor de telecomunicações podem ser satisfeitas por meio do uso de ontologias. São as ferramentas da Web Semântica que resolvem os problemas dos acessos da informação, facilitando o intercâmbio dos dados, melhorando a recuperação e questões de relevância.
-Veja em Colunas o texto A representação da informação imperfeita , a recensão do livro, Olhares e fragmentos: cotidiano da Biblioteconomia e Ciência da Informação de Targino, Maria das Graças e e os links relacionados aos artigos deste número.
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