terça-feira, julho 04, 2006

Projecto quer dar livre acesso a mais 300 mil livros



"O Projecto Gutenberg e a World eBook Library planeiam tornar disponíveis mais de 300 mil títulos, durante um mês, na primeira feira mundial de livros eletrônicos, a World eBook Fair (http://www.worldebookfair.com/).
Os downloads poderão ser feitos no site da feira de 4 de julho, aniversário de 35 anos da fundação do Projecto Gutenberg, até 4 de agosto de 2006.
De acordo com o site Physorg.com, a maioria dos livros será contribuição da World eBook Library (Biblioteca Mundial de Livros Eletrônicos). A instituição normalmente cobra US$ 8,95 por ano pelo acesso à sua base de dados de mais de 250 mil ebooks, documentos e artigos.
A feira, porém, não será a única oportunidade para leitores ávidos devorarem livros gratuitamente. O fundador do Projeto Gutenberg, Michael Hart, informou que a parceria pretende tornar um milhão de livros eletrônicos disponíveis na edição da feira anual de 2009, acrescentando cada vez mais títulos nos anos subsequentes. Cerca de 100.000 estarão disponíveis permanentemente nos sites do Projecto Gutenberg.
Os livros do projeto, digitados e escaneados por milhares de voluntários, na sua maioria são aqueles que não estão mais protegidos por direitos autorais e incluem ficção, não-ficção e obras de referência. Estarão disponíveis para os leitores de todo o mundo em aproximadamente cem idiomas.
Embora o mercado de ebooks permaneça reduzido, Hart afirma que os livros eletrônicos "caíram no gosto dos leitores sem precisar de muita publicidade" e estão sendo lidos em handhelds e até mesmo em programas especiais para uso em iPods. Baseado na demanda crescente, ele prediz que haverá mais de 10 milhões de ebooks em 2020. "Tenho relatos de pessoas que afirmaram que nunca teriam lido Shakespeare se a sua obra não tivesse sido colocada na Internet", declarou Hart".
FONTE: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1037086-EI4802,00.html

2 comentários:

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»