sexta-feira, agosto 04, 2006

Arquivo de Frida Kahlo vai ser aberto ao público em 2007

"O arquivo documental da pintora mexicana Frida Kahlo, falecida em 1954, que permaneceu encerrado durante quase cinquenta anos, vai ser aberto ao público no Verão de 2007, revelou hoje o director do Museu Dolores Olmedo.
De acordo com Carlos Phillips Olmedo, a abertura do arquivo será uma das iniciativas a realizar no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da pintora, em 1907, e do cinquentenário da morte do marido, o muralista mexicano Diego Rivera (1886-1957).
Numa conferência de imprensa, o responsável do museu revelou que o arquivo reúne cerca de 30.000 documentos, entre fotografias, desenhos e cartas tanto da pintora como do marido.
Explicou ainda que o acervo está a ser catalogado pela Fundação Alfrdo Harp Helú de Oxaca, um dos maiores coleccionadores de arte de Kahlo, e que especialistas da Universidade Nacional Autónoma do México estão a tentar determinar o valor artístico e histórico de cada uma das peças.
Carlos Phillips Olmedo indicou que entre os documentos estão cartas trocadas com amigos, mas não foi possível adiantar pormenores porque «existe um acordo de confidencialidade até 2007, quando será conhecido todo o acervo».
Os documentos encontravam-se no Museu Frida Kahlo, no bairro de Coyoacãn, no sul da Cidade do México, onde permaneceram guardados em caixas até 2004, quando se iniciou a sua catalogação.
Durante as comemorações, que decorrerão entre Julho e Novembro de 2007, vão ser realizadas exposições no México e nos Estados Unidos para assinalar a vida e obra de dois dos mais importantes artistas mexicanos da primeira metade do século XX. "

Diário Digital / Lusa
03-08-2006

Sem comentários: