terça-feira, outubro 17, 2006

DIA 14 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA NORMALIZAÇÃO - NORMAS: GRANDES VANTAGENS PARA AS PEQUENAS EMPRESAS

"Estima-se que mais de 95% dos negócios efectuados no mundo sejam realizados por pequenas e médias empresas. Logo, as normas internacionais têm que providenciar vantagens para as pequenas empresas da mesma forma que o fazem para as multinacionais, governos e sociedade, em geral.
As Normas têm vindo a facilitar o desenvolvimento económico e a disseminação de tecnologias que reforçam tanto as pequenas empresas como as suas congéneres de maiores dimensões.
No campo das telecomunicações, a normalização permite que pequenas empresas atinjam novos mercados, por vezes localizados a distâncias consideráveis das sedes dessas mesmas empresas. Por exemplo, com o espectacular crescimento da Internet, qualquer companhia, independentemente da sua dimensão, pode hoje apresentar os seus produtos ao mundo.
Para além de tudo isto, ainda há normas de produtos que acrescentam valor a um número crescente de serviços disponibilizados por pequenas empresas. Estas têm ao seu dispor normas de sistemas de gestão e de avaliação da conformidade que podem ser uma ajuda no seu estabelecimento como fornecedores e parceiros de negócio fiáveis.
Inequivocamente, as normas providenciam grandes vantagens para as pequenas empresas, apresentando soluções práticas para muitos dos desafios que as pequenas empresas enfrentam hoje, nos mercados globalizados. "

Artigo completo (inglês)
Press release da ISO (html)
Cartaz (pdf)

Fonte: Newsletter de Outubro – ESPAÇO Q
http://www.ipq.pt/front/Espaco_Q/200610/EspacoQ_200610.htm

Sem comentários: