terça-feira, abril 08, 2008

Lançamento do livro Regras de Catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa

"Regras de Catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa"
da autoria de José Carlos Sottomayor, que terá lugar no próximo dia 16 de Abril de 2008 pelas 17 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa.
Entrada gratuita mediante inscrição (ficha de inscrição em linha).Entrega de um certificado de presença aos participantes.
A sessão de apresentação contará com as intervenções do presidente da BAD, de um representante da Direcção Municipal da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e do autor, o Dr. José Carlos Sottomayor.
Seguir-se-á a apresentação de uma comunicação, pela Dra. Fernanda Campos, sobre a evolução das regras de catalogação.
Para comemorar este evento, a BAD oferecerá, no dia do lançamento, um desconto de 5,00 euros no preço de capa.
Mais informações sobre este evento e inscrições em http://www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_Lancamento_Livro.htm

2 comentários:

Unknown disse...

Como profissional das bibliotecas e sócio da BAD tenho uma dúvida desde que recebi a informação do lamçamento deste livro - porquê a BAD? Qual a razão que leva a BAD a editar esta obra? Não deveria ser a Biblioteca Nacional de Portugal a publicar um documento sobre normalização bibliográfica? A BNP solicitou o apoio da BAD para publicar devido a restrições financeiras? Não me parece. Fico com dúvida que gostaria de ver esclarecidas.

Paulo Jorge Izidoro disse...

Conflitos pessoais certamente. E pelo que foi indicado na lista de distribuição da BN... não se podem chamar Regras Portuguesas de Catalogação.
Curioso que tenham saído sem ter em conta as alterações nas ISBD (agora unificadas)
E ainda não vi ninguém com relevância institucional (só para não englobar a meia dúzia de blogueiros admirados que tenho encontrado, eu incluído) pronunciar-se publicamente sobre o assunto. Afinal existe uma agência nacional que deve zelar pelo rigor das normas.
Uma nota à BAD: será que alguém se atreveria a publicar um livro não oficial com um título do tipo "Diário da República: descrição e acesso de recursos legislativos nos tribunais de língua portuguesa" ?!! País grande, o nosso, em que cabem várias regras!