segunda-feira, outubro 27, 2008

Cardoso Pires, dez anos depois

"A inauguração de uma biblioteca em Vila de Rei com o seu nome e várias actividades culturais marcam os dez anos da morte do escritor José Cardoso Pires, que se comemora neste domingo[ontem]

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura esta tarde (15h30) a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. O escritor, apesar de ter vivido a maior parte do tempo em Lisboa, nasceu na aldeia de São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, a terra mais ao centro de Portugal.

Não é só o nome do autor de Alexandra Alpha que fica na biblioteca: parte do espólio de Cardoso Pires foi cedida pela família e poderá ser consultado numa sala criada para esse efeito.

E até 15 de Novembro, no átrio do novo edifício, apresenta-se a exposição José Cardoso Pires, Ilustrações da Escrita. São originais das ilustrações reproduzidas nos livros do escritor de Júlio Pomar, Sá Nogueira, Victor Palla, Maria Mendes, João Câmara Leme e João Abel Manta.

De sublinhar, uma edição especial de Dinossauro Excelentíssimo, com reproduções de cada uma das plaquetas de ilustração e com páginas escritas e emendadas pelo autor.

Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém propõe leituras de trechos das suas obras por escritores. A partir das 14h30,António Mega Ferreira, Inês Pedrosa,José Eduardo Agualusa, Mário de CarvalhoeLídia Jorge recitam Cardoso Pires. Segue-se (17h15) uma conferência por João Lobo Antunes intitulada ‘Memória e auto-ficção’, em que o neurocirurgião decerto falará da obra De Profundis, Valsa Lenta. Por fim, é projectada a adaptação ao cinema de O Delfim.

Ao longo do dia, no foyer da Sala Almada Negreiros (onde decorrem todas as actividades) estão expostas as ilustrações de João Abel Manta para Dinossauro Excelentíssimo"

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=114675

Sem comentários: