segunda-feira, outubro 27, 2008

Leilão: Espólio valioso suscita licitação animada em Lisboa

"A grande expectativa acumulada ao longo de duas semanas quanto ao futuro proprietário das 15 cartas e seis bilhetes da autoria de Marcelo Caetano, escritos durante o exílio no Brasil, desfez-se pouco passava das 16h00 de ontem. Um homem de meia-idade, vestido como uma T-shirt, arrematou o lote por 2500 euros, sem grande disputa – a base de licitação era de 2000 euros –, no leilão realizado em Lisboa pela Nuno Gonçalves – Leiloeiro, Livreiro .



Nem a Direcção-Geral dos Arquivos nem a Biblioteca Nacional exerceram o direito de preferência sobre estes exemplares da amarga correspondência trocada pelo ditador deposto com duas pessoas amigas, Maria Emília e António.

A grande exclamação foi causada pelo alto valor que atingiu um requintado volume de equitação do século XVIII, de Manuel Carlos de Andrade, cuja verdadeira autoria é atribuída, no entanto, ao marquês de Marialva: 4800 euros.

A grande surpresa estava reservada para o fim: ‘KWY’, edição de 12 exemplares de uma revista de arte portuguesa, foi comprada por 28 mil euros.

O leiloeiro Nuno Gonçalves, que ontem exerceu a função de pregoeiro, disse ao CM que a expectativa suscitada pelo evento se deveu "não só à grande diversidade e valor cultural e histórico dos materiais, como ao facto de estes pertencerem a uma só pessoa". [...]"
Fonte: Correio da manhã

Sem comentários: