quinta-feira, janeiro 08, 2009

NOVOS CONTEÚDOS - IAC disponibiliza Biblioteca Virtual

"O IAC-Instituto Açoriano de Cultura acaba de disponibilizar novos conteúdos na sua Biblioteca Virtual, acessível através da sua página de Internet (www.iac-azores.org).
Esta Biblioteca Virtual, lançada em 2007, cumpre com os objectivos da acção do IAC de proporcionar a máxima divulgação e acesso às suas publicações, contribuindo assim
para a difusão destes conteúdos culturais por meios mais acessíveis para todos os interessados, independentemente da sua localização.
Podem encontrar-se edições multimédia e em CD-ROM e outras que resultam de edições físicas que se disponibilizam em formato digital.
No âmbito das edições multimédia, estão disponíveis os audiolivros Chiquinho, da autoria do escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes e Terra do Bravo, de Carlos Enes; 4 CD's que integram a colecção Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas; 2 CD's referentes à Correspondência dos Cônsules dos Estados Unidos nos Açores, dos períodos 1795-1863 e 1864-1906 respectivamente; Baleeiros em Terra, de Sidónio Bettencourt e a Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado. No âmbito das edições físicas encontram-se online o romance Terra do Bravo, a obra Filarmónicas da Ilha de São Miguel, de Joaquim Maria Cabral, os números da Atlântida
- Revista de Cultura LI, LII e LIII, referentes aos anos 2005, 2006 e 2007 respectivamente, bem como os primeiros 17 fascículos da mesma revista, referentes aos anos de 1956 a 1959.
Segundo Jorge Paulus Bruno, presidente da direcção do IAC, "esta Biblioteca Virtual, que até há uns meses funcionou com base num protocolo realizado entre o IAC e a
Biblioteca Nacional Digital - estando para isso alojada no servidor daquela instituição - passou agora, por motivos de maior celeridade e agilidade, a depender inteiramente do IAC e por esse facto a nossa meta é nas próximas semanas disponibilizar ainda mais obras, como forma de aumentar a sua divulgação, oferecendo assim um serviço acessível a todos os eventuais interessados"

Sem comentários: