quinta-feira, janeiro 08, 2009

'Os Lusíadas' poderão ser lidos no telemóvel

"Mais de 220 milhões de falantes terão acesso a documentos portugueses.
A partir de hoje, com a inauguração da Biblioteca Digital Camões, Os Lusíadas ficam disponíveis para leitura em eReader, iPod Notes, Plucker, Mobipocket, telemóvel. Acessíveis aos visitantes do site do Instituto Camões (www.instituto-camoes.pt) permanecerão agora à volta de 1200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos.

Trata-se de um projecto do IC liderado pela presidente Simonetta Luz Affonso, que, segundo o coordenador do centro virtual, Rui Vaz, "pretende reforçar a divulgação da língua e cultura portuguesas no mundo, bem como apoiar o ensino de português no estrangeiro".

Este projecto de disponibiliza-ção em linha de obras da língua e cultura portuguesas, por meio da Biblioteca Digital Camões, está, segundo soube o DN, aberto à participação de instituições públicas ou privadas.

O Centro Virtual - Biblioteca Digital Camões tem vários parceiros institucionais. Para já, a Imprensa Nacional vai ceder obras esgotadas do seu catálogo, do domínio público para descarga gratuita; e outras em função de negociação de direitos de autor (Prelo, Colecção Essencial, etc.). A Porto Editora dá acesso, por outro lado, à colecção de clássicos portugueses e, a partir de dia 22, de forma ilimitada e gratuita, ao dicionário de português e à Infopédia para utilizadores de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Serão cedidos pela Direcção-Geral da Biblioteca e do Livro (DGLB) direitos de publicação do acervo da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, bem como, pela Miso, partituras de música portuguesa sécs. XIX, XX e XXI.

O Instituto de Investigação Científica e Tropical porá à disposição Gavetas da Torre do Tombo, enquanto a Editora Quimera disponibilizará ainda a Colecção Vicente (edição crítica da obra completa de Gil Vicente).

Na Biblioteca Digital, poder-se-á também consultar textos de grandes autores portugueses falecidos há mais de 70 anos (autores no domínio público)"

Sem comentários: