quarta-feira, abril 19, 2006

Holmes - Sistema de procura de artigos em Ciência da Informação e áreas afins


A partir de uma ideia da Profa. Dra. Nanci Oddone, ICI-UFBA (Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia) Ricardo Sodré Andrade desenvolveu o Holmes(http://www.holmes.feudo.org/), um "detective digital" que procura e indexa trabalhos académicos de repositórios e periódicos de Ciência da Informação e áreas afins. Actividades como o levantamento bibliográfico e procura facilitada em múltiplos repositórios e periódicos com "revisão pelos pares" (peer-review) são as principais justificativas para um sistema como este. Ainda estão a realizar-se testes e alguns problemas são conhecidos e estão sendo analisados para serem solucionados, como por exemplo:
a) O Holmes não consegue reconhecer acentuação nos dados importados a partir de 2 (dois) periódicos electrónicos;
b) Algumas partes do sistema ainda não foram traduzidas.
O desenvolvimento de métodos (agentes inteligentes) que possam indexar periódicos que não utilizam o protocolo OAI é uma possibilidade que dependerá da aceitação do Holmes.
No momento em que esta notíca foi escrita (11 de abrilde 2006, às 17:20), o Holmes conhecia 5.345 artigos em 11 periódicos ou repositórios diferentes. A tendência é que esses números aumentem tanto com a publicação de novas edições dos veículos indexados quanto com a inclusão de novos periódicos e repositórios na listado Holmes. O URL do Holmes é: http://www.holmes.feudo.org/

Sem comentários: