quinta-feira, dezembro 14, 2006

Caricaturas de Bernardino Machado na Biblioteca


"De 11 a 30 de Dezembro, a Biblioteca Municipal [Póvoa] tem patente a exposição de caricaturas de Bernardino Machado, organizada pelo Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão.
Trata-se de uma mostra que reúne cerca de meia centena de caricaturas que têm como personagem principal o republicano Bernardino Machado, que foi duas vezes Presidente da República na primeira metade do século XX. Remetendo-nos para uma época histórica em que a crítica e a sátira atingiram uma grande dimensão política e social, esta exposição permite também observar a ousadia e o grau de liberdade que atingiram muitos dos desenhos, que vão para além da simples caricatura.
Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. Com 15 anos ingressou na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, tendo-se matriculado, no ano seguinte, na faculdade de Filosofia, onde viria a obter os graus de licenciado, doutor e professor catedrático. Em 1872, ao atingir a maioridade, optou pela nacionalidade portuguesa. Foi eleito deputado regenerador por Lamego, em 1882, e por Coimbra, quatro anos depois. Nomeado ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, em 1893, viria aderir, em 1903, ao Partido Republicano. A seguir à implantação da República assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e, em Agosto de 1915, foi eleito Presidente da República. Destituído do cargo, na sequência da revolução Dezembrista, sob o comando de Sidónio Pais, viu-se obrigado a exilar. De regresso a Portugal, voltou a ser eleito Presidente da República, em 1925, tendo renunciado ao cargo um ano depois, a seguir ao golpe militar de 28 de Maio. Intimado a abandonar o país, Bernardino Machado partiu para um longo exílio de 13 anos, repartido por cidades de Espanha e França. Viria a morrer no Porto, a 29 de Abril de 1944, com 93 anos de idade."

Sem comentários: