terça-feira, maio 08, 2007

Manuscritos e desenhos de Da Vinci em arquivo digital

"Os manuscritos e desenhos originais de Leonardo da Vinci podem ser consultados, pela primeira vez, através de um arquivo digital, o E-Leo, desenvolvido pela Biblioteca Leonardiana e que será apresentado no próximo sábado.
O arquivo ajudará a compreender e a decifrar as complicadas notas de Leonardo da Vinci e pequenos desenhos graças a um avançado programa informático, informou hoje em comunicado a Biblioteca Leonardiana, da localidade italiana de Vinci.
Mais de 6.000 páginas de manuscritos e desenhos de Leonardo da Vinci, que viveu entre 1452 e 1519, podem ser consultados gratuitamente, graças a uma iniciativa desenvolvida pela Biblioteca e que conta com financiamento da União Europeia.
A Biblioteca Leonardiana, inaugurada oficialmente em 1928 e que alberga a ampla obra de Leonardo da Vinci desde 1651, decidiu criar o E-Leo para que seja possível ler, estudar e compreender Leonardo da Vinci, pode ler-se na nota.
O E-Leo oferece a possibilidade de consultar em profundidade os manuscritos, cujas páginas estão reproduzidas em alta definição e os desenhos, além de oferecer um índice semântico e um glossário completo para decifrar a linguagem científica e técnica do Renascimento utilizada por da Vinci.
O glossário será ainda aperfeiçoado de forma a oferecer a terminologia própria da mecânica teórica, as matemáticas, a anatomia, sistema óptico e arquitectura.
O projecto E-Leo pretende ir mais além da vasta obra de Leonardo da Vinci e o objectivo final é realizar um arquivo digital de manuscritos da História da Ciência e da Técnica do período medieval e do Renascimento. Para atingir esse objectivo a Biblioteca está já em contacto com centros de estudo franceses e alemães.
O arquivo E-Leo, que será oficialmente apresentado no próximo sábado, pode ser consultado através do endereço www.leonardodigitale.com. "
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=275037

Sem comentários: