sexta-feira, junho 08, 2007

“100 Anos de produção do lápis em Portugal”

"100 Anos de produção do lápis em Portugal” “Viarco – Linhas marcadas” é o título da exposição comemorativa dos 100 anos de produção do lápis em Portugal, que está patente na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
Trata-se de uma mostra fruto do trabalho de investigação de Carlos Coutinho, técnico superior do Museu de José Malhoa, sobre as colecções da fábrica Viarco (Indústria de Lápis), no âmbito da sua tese de mestrado, do Curso de Museologia e Património, da Universidade Nova de Lisboa.
A exposição apresenta uma viagem pela linha de produção deste simples objecto de comunicação. É uma viagem onde a história, as máquinas, o objecto, a documentação, as embalagens, a linha, a mancha, a cor e mais envolventes em torno do lápis marcam presença.
O objectivo é divulgar, de uma forma lúdica e pedagógica, o estudo desenvolvido sobre o objecto lápis e o seu mundo envolvente, no intuito de registo e salvaguarda de um património único existente em toda a Península Ibérica. Segundo o organizador esta exposição, também se pretende “sensibilizar a população para as questões relacionadas com o património industrial”. [...]"
Fonte e notícia completa em: Jornal Regional

Sem comentários: