quarta-feira, junho 06, 2007

Exposição na Biblioteca de Pinhal Novo

"Ferreiro Faria - entre Ferro e Fogo" em PalmelaExposição na Biblioteca de Pinhal Novodestaca actividades do mestre-artifice
A Câmara Municipal de Palmela inaugura, no dia 5 de Junho, no âmbito das Festas Populares de Pinhal Novo, a exposição "Ferreiro Faria - entre Ferro e Fogo", que ficará patente ao público até Março de 2008, no foyer do Auditório Municipal.
A Oficina do Ferreiro Faria é uma colecção composta por instrumentos e utensílios profissionais do Mestre Faria depositados pelos herdeiros, no Museu Municipal, em Março de 1998, para estudo, salvaguarda e divulgação. Esta exposição destaca as actividades do mestre-artífice António Teixeira de Faria, como ferreiro, carpinteiro e abegão, na freguesia de Pinhal Novo.As peças da colecção permitem conhecer um ofício tradicional quase desaparecido. É uma colecção importante, também, pelo acto de preservação patrimonial que lhe está subjacente, exercido, quer pela própria família do Ferreiro Faria, quer pelo empenho da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e da acção do Museu Municipal .António Teixeira de Faria (1878-1972) nasceu nos Olhos d´Água e herdou de seu pai, José Teixeira de Faria, a profissão principal de ferreiro-abegão, que era já ofício tradicional familiar.O Mestre Faria era um dos quatro principais ferreiros da aldeia - com o ferreiro Jerónimo Mourato, o ferreiro João Margarido e o ferreiro António Fialho (Caldas). O Mestre transmitiu o ofício a um jovem, que viria a ser o seu futuro genro, Joaquim Marques, que respeitou e preservou o espólio hoje existente.Ferreiro, abegão, poceiro, produtor de "tijolo" e armeiro foram os ofícios que constituíram o quotidiano laboral do Mestre Faria, na oficina localizada na Ilha Brava (no topo sul da Rua D. João de Castro), antigo largo de Pinhal Novo. "

Sem comentários: