quarta-feira, agosto 01, 2007

Contra a diminuição de público, uma nova biblioteca

"Amsterdão inaugura nova biblioteca pública com 13 andares e acervo de 1,5 milhão de obras.
Enquanto bibliotecários do mundo todo reclamam que o público vai cada vez mais pesquisar na internet, Amsterdão inaugurou, no começo do mês, sua nova biblioteca: 28 mil metros quadrados de livros, revistas, jornais e DVDs, restaurantes, dois teatros e auditórios.
Hans van Velzen, o diretor da Biblioteca Pública de Amsterdão (Openbare Bibliotheek Amsterdam, a OBA) inaugurou a obra, que durou 10 anos e custou 70 milhões de euros, se dizendo satisfeito com o resultado.
O prédio foi concebido pelo arquitecto Jo Coenen e tem 13 andares, 28 km de estantes, espaço suficiente para o acervo actual e para os próximos 20 anos. O acervo actual é de 1,5 milhão de obras, que podem ser retiradas ou consultadas no local. A antiga OBA estava instalada numa área de 12 mil metros quadrados, num prédio dos anos 70 no centro da cidade.
Além dos dois restaurantes com vista panorâmica pela cidade, a OBA conta com dois teatros auditórios e local para exposição, salas de leitura e 600 computadores com internet.
Com a nova biblioteca, a cidade holandesa pretende reverter a tendência de queda de público – 4 milhões de associados a todas as bibliotecas do país em 2005, contra 4,3 milhões em 2001, segundo as estatísticas oficiais.
Site: www.oba.nl"

Sem comentários: