segunda-feira, agosto 13, 2007

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONHECER E PRESERVAR PARA UMA NOVA DIMENSÃO DA CULTURA EUROPEIA NO PANORAMA DIGITAL

Direcção-Geral de Arquivos Auditório Setembro de 2007

A digitalização, a acessibilidade e a preservação a longo-prazo são três elementos fundamentais para a construção do futuro da herança cultural e científica da Europa no ambiente digital. Converter materiais analógicos e torná-los disponíveis em rede, bem como publicar, coleccionar e preservar conteúdos nascidos sob forma digital, são actividades que representam grandes oportunidades quer para aumentar a presença digital de conteúdos culturais da Europa quer para fortalecer a cidadania europeia.
No entanto, tais oportunidades significam também enormes desafios à gestão, partilha e reutilização desses conteúdos, em termos de enquadramentos legais, estratégias organizacionais, modelos económicos e soluções técnicas.
OBJECTIVO
Com vista à promoção e desenvolvimento da disponibilidade em linha de conteúdos digitais europeus, o Seminário proporcionará uma actualização e discussão dos tópicos mais relevantes na matéria. A necessidade de harmonização, cooperação e coordenação entre os diferentes tipos de intervenientes, instituições e estados-membro, será especialmente enfatizada.
AUDIÊNCIA
O seminário destina-se a gestores e outros profissionais relacionados com a produção e distribuição de conteúdos digitais, tanto institucionais como da indústria, em especial os que trabalham em organizações da cultura tais como gestores de colecções, arquivistas, conservadores, bibliotecários e profissionais das tecnologias de informação envolvidos em projectos de digitalização ou produção de serviços de acesso a conteúdos em linha.
DATA E LOCAL
7- 8 Setembro 2007 Direcção-Geral de Arquivos Auditório Lisboa Portugal
ORGANIZAÇÃO
Biblioteca Nacional de Portugal
Direcção-Geral de Arquivos
Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações internacionais
Para mais informações, consulte http://bnd.bn.pt/seminario-conhecer-preservar/index.html

Sem comentários: