segunda-feira, maio 26, 2008

Divulgação de informação (selecção da BAD)

ICA-ISDIAH : NOVA NORMA INTERNACIONAL PARA A DESCRIÇÂO DAS INSTITUIÇÕES QUE CONSERVEM FUNDOS DE ARQUIVOS Para complementar a ISAD(G) e a ISAAR(CPF), um Grupo de Trabalho do Comité das normas e boas práticas do ICA (ICA/CBPS) desenvolveu uma nova norma internacional para descrever as instituições que conservem fundos de arquivos.
As informações relativas às instituições que conservem fundos de arquivos, aparecendo nos instrumentos de pesquisa tradicionais, são essenciais para os utilizadores no acesso aos fundos de arquivos.
Com a Internet, os utilizadores têm cada vez mais a possibilidade de aceder a catálogos em linha e a sistemas de informação arquivísticos que descrevem os documentos pertencendo a diferentes instituições. O facto de ligar as descrições dos arquivos às informações sobre os seus produtores e detentores é essencial para permitir aos utilizadores de ter uma maior compreensão dos documentos de arquivos descritos.
A ISAD(G) dá as indicações para a descrição dos fundos e das suas componentes. A ISAAR(CPF) dá as indicações para gravar os dados de autoridades sobre os produtores de arquivos. A ISDIAH permite uma descrição normalizada separada dos detentores de arquivos, o que torna um sistema de informação arquivístico mais fácil de uso.
Fonte: ICA
16/05/2008
http://www.ica.org/en/node/38884

PROPRIEDADE INTELECTUAL: CONGRESSO VAI CRIAR OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA ACOMPANHAR POLÍTICAS NESTA ÁREA O professor catedrático Luís Valadares Tavares anunciou hoje no I Congresso Nacional da Propriedade Intelectual, em Lisboa, que vai ser criado um Observatório Permanente da Propriedade Intelectual composto por especialistas da sociedade civil para acompanhar as políticas públicas e empresariais nesta área.
Fonte: Público
15/05/2008
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328733

PROGRAMA ULISSES: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE LISBOA A Divisão de Gestão de Bibliotecas pretende com este programa o desenvolvimento de Competências em Literacia da Informação na Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa, pois as Bibliotecas Públicas desempenham um papel fundamental na promoção da leitura e na literacia da informação.
Fonte: BLX
15/05/2008
http://blx.cm-lisboa.pt/gca/index.php?id=1225

FORMAÇÃO BNP 2008 DISPONÍVEL
No ano de 2008, a Biblioteca Nacional de Portugal prossegue a sua actividade de formação contínua aberta ao exterior, no sentido de continuar a contribuir para o enriquecimento das capacidades dos profissionais de biblioteca e documentação mas com uma redução do número total de acções a realizar e na sua concentração principalmente em duas épocas do ano (Junho, Outubro-Novembro).
Fonte: BNP
15/05/2008
http://www.bn.pt/formacao/formacao2008.pdf

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO DISPONÍVEL PARA REVER A NÍVEL MUNDIAL A Secção de Catalogação da IFLA convida a comunidade bibliotecária mundial a comentar o documento provisório da Declaração de princípios internacionais de catalogação.
Fonte: IFLA
15/05/2008
http://www.ifla.org/VII/s13/icc/principles_review_200804.htm

NOVO CATÁLOGO DA BNP EM LINHA
Durante o ano de 2008 irão ter lugar diversas acções de reorganização dos serviços de informação em linha da BNP, entre os quais se destaca a Base Nacional de Dados Bibliográficos - PORBASE. A reorganização está a ser efectuada por fases e é ditada não só por objectivos de melhoria do serviço ao utilizador final, mas sobretudo por imperiosa necessidade de renovação dos sistemas, tanto em termos de hardware e das bases de dados como das aplicações para a sua disponibilização na WWW.
Nesse sentido, durante 2007 foram dados os primeiros passos, consistindo na aquisição de novo hardware e na instalação de uma nova versão do sistema integrado de gestão de biblioteca – Horizon, a funcionar sobre um novo SGBD, o MSSQL.
Ao mesmo tempo, e por razões de melhor gestão e maior flexibilidade futura, efectuou-se uma autonomização do sistema e catálogo da BNP em relação ao sistema e catálogo da PORBASE. O volume das bases de dados, por um lado, e os requisitos dos serviços da BNP, como foi o caso da implementação local do módulo de circulação e empréstimo, motivaram esta medida.
Significa isto que passam a existir dois sistemas, e dois catálogos disponíveis em linha, que entre si partilham a informação bibliográfica, mas cuja configuração e funcionalidades já não têm que ser necessariamente as mesmas, podendo, assim, adaptar-se melhor, e sem constrangimentos, às respectivas funções.
É neste contexto que informamos estar já disponível na Internet o Catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal (http://catalogo.bnportugal.pt), que oferece as suas funcionalidades numa estrutura ajustada às colecções da BNP. Mantém-se em funcionamento o Catálogo da PORBASE (http://opac.porbase.org/), bem como, transitoriamente, o do sistema Sirius (http://sirius.bn.pt/sirius/sirius.exe), ambos continuando a conter, naturalmente, os registos da BNP.
Fonte: BNP
15/05/2008
http://catalogo.bnportugal.pt/#focus

Sem comentários: