terça-feira, julho 24, 2007

Actividades da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada para a próxima semana

"O “Balãozinho Vermelho” e “Boog & Elliot vão à caça” são duas das actividades que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) oferece, por marcação, na próxima semana, ao público infantil.
Destinada a crianças dos três aos 12 anos, a primeira destas acções, com a duração de 60 minutos, desafia os participantes a inventarem uma história, a partir dum livro apenas com ilustrações.
Já no segundo caso, as crianças, a partir dos quatro anos, participam, durante cerca de 83 minutos, numa história em que o urso Boog e o veado Elliot dão as mãos para unir os bichinhos da floresta e devolver à natureza o seu equilíbrio.
Em “Desportos radicalmente divertidos” (80 minutos) e “A Fábrica da Gargalhada do Mickey” (56 minutos), a pequenada terá, também, oportunidade de se divertir com histórias protagonizadas por vários personagens clássicos Disney.Por último, e durante 100 minutos, as crianças a partir dos quatro anos são convidadas, em “Artur e os Minimeus”, viverem os contos fantásticos que tanto fascinam o pequeno Artur.
Já do dia 27, pelas 21 horas, a Sala de Jantar da BPARPD vai acolher a cerimónia de lançamento do livro “Gente do Monte e do Mundo”, da autoria de Jorge Alberto dos Reis Arruda. Trata-se de um conjunto de “crónicas”, de natureza histórica e cultural, envolvendo fundamentalmente “Gente” das freguesias de Santa Bárbara e Santo António, concelho de Ponta Delgada, versando temas como as origens do lugar e seus familiares, com referências aos aspectos culturais e tradicionais duma vivência centrada na segunda metade do século XX.
À volta daquela ideia central, são desenvolvidos temas como a criação e funcionamento da Casa de São José, instituição já extinta, tal como uma abordagem ao início da guerra no ex-Ultramar Português e até à Revolução do 25 de Abril e as suas consequências a nível nacional mas também regional, concluindo com uma descrição sobre a evolução académica e profissional do autor.
No âmbito da 4.ª Conferência Internacional Hands-on-Science, que tem como objectivo a promoção do ensino experimental da ciência, o auditório da BPARPD será palco, no dia 23, pelas 21 horas, do visionamento de vários documentários, e no dia 27, pelas 14 horas, do Festival de Robótica."

Sem comentários: