quinta-feira, julho 19, 2007

Um milhão de volumes na base de dados online da biblioteca da UC

"A partir de amanhã [hoje] passa a ser possível aceder a um milhão de títulos do espólio bibliográfico cinco vezes centenário da Universidade de Coimbra (UC), através da Internet.
Desde há alguns meses que é possível aceder aos títulos do acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra através de uma base de dados online. Trata-se do maior acervo das universidades portuguesas, com cerca de 2,5 milhões de exemplares nas suas cerca de 80 bibliotecas. Só a Biblioteca Geral tem um total estimado em 1,5 milhões. A digitalização de obras antigas e base de dados com produção científica da Universidade de Coimbra são os próximos passos, refere a UC.
Amanhã,[hoje] dia 19 de Julho, pelas 12h00, no Auditório José Guilherme Silva do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, vai ser anunciada a entrada recente do exemplar um milhão.Trata-se, simbolicamente, do livro “A Morada da Sabedoria”, de António Filipe Pimentel, obra editada em 2006, que aborda a história de mil anos do Paço das Escolas e a sua relação com a história da própria cidade.
Em ligação com esta base de dados, estão também a ser criadas e alargadas duas outras bases de dados (repositórios digitais) contendo digitalização de obras antigas e valiosas e outra com a produção científica dos professores e investigadores da Universidade de Coimbra.
Estes meios serão geridos pelo SIBUC – Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra (http://webopac.sib.uc.pt/) e possibilitarão o acesso a bases de dados nacionais e internacionais, como é o caso da Biblioteca do Conhecimento Online (B-ON).
Estarão presentes no anúncio o Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, o director do SIBUC e da Biblioteca Geral, Carlos Fiolhais, e o presidente do Departamento de Engenharia Informática, Fernando Boavida Fernandes. O projecto será apresentado por Noémia Canas, da Biblioteca da Faculdade de Farmácia. “Este é um momento decisivo na construção da biblioteca virtual da Universidade de Coimbra. Com ela a Universidade conseguirá uma maior projecção em todo o mundo, em particular no de língua portuguesa. A morada da sabedoria está a ganhar uma nova e enorme dimensão”, Carlos Fiolhais (director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)."

Sem comentários: