quarta-feira, julho 11, 2007

Matosinhos- Bibliotecas de Praia 2007

"Com a chegada do Verão chegam também as Bibliotecas de Praia. O sol, o mar, a literatura e a animação reúnem-se mais uma vez nas Bibliotecas de Paria, numa iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, que cobre a costa do concelho, de Matosinhos e Leça da Palmeira e de Perafita a Lavra.De 2 de Julho a 2 de Setembro, a Rede Concelhia de Bibliotecas de Matosinhos, que integra a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Biblioteca Anexa de S. Mamede de Infesta, a Biblioteca Itinerante e a Rede de Bibliotecas Escolares, estende os seus serviços até às praias de Matosinhos, possibilitando aos veraneantes desfrutar do prazer da leitura. Distribuídas por cinco praias, Matosinhos/Titan, Leça da Palmeira/Beijinhos, Cabo do Mundo, Memória e Pedras do Corgo, as Bibliotecas de Praia disponibilizam aos veraneantes um serviço adequado aos vários utilizadores, permitindo consultar e requisitar um tipo variado de obras, como livros, revistas e jornais. Da literatura clássica às últimas novidades, passando pela literatura infantil e juvenil; dos jornais diários, semanários e desportivos, aos semanários de referência da actualidade, fornecendo também revistas de informação geral e outras de carácter temático.
E porque as Bibliotecas de Praia, segundo o vereador da Cultura, Fernando Rocha “são um projecto dinâmico e interactivo, essencialmente voltado pars os mais novos, será também promovido um conjunto de actividades onde estes terão especial destaque como “a hora do conto”, oficinas de escultura e bijuteria, aproveitando e reciclando material apanhado nas praias, acções de sensibilização ambiental e interpretação de dunas e marés com a colaboração da Fundação Ela (Estação Litoral da Aguda)”.


Haverá, ainda, construção de figuras em gesso, atelieres de escrita criativa, como o “Dicionário do Mar” e um teatro de fantoches, que pela primeira vez desce às praias, com a peça D. Roberto, da companhia Limite.O.Para além destas iniciativas, haverá também espaço para um atelier de sensibilização para a problemática da deficiência visual, denominado “Ver, não ver e aprender”, bem como outras actividades com os “azulejos mágicos”, onde se pintarão as ilustrações de um livro de azulejos, os “os bonecos mágicos”, onde poderão ser construídos fantoches e marionetas tendo por base as personagens de um livro. Estas duas últimas integram paralelamente o projecto Bibliotecas Mágicas.


A Biblioteca Itinerante, este ano, aliar-se-á às Bibliotecas de Praia, promovendo a leitura e outras actividades em diversas praias – Marreco, Fontão, Angeiras, Agudela, entre outras – materializando assim o desígnio de “ver ainda mais longe”.Com um crescimento de ano para ano, contando no ano passado com cerca de 4000 utilizadores, este projecto, segundo o autarca responsável, “reafirma-se como uma aposta ganha no que toca ao incentivo à leitura, à informação, ao conhecimento e ao lazer”.As Bibliotecas de Praia funcionam todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas."


Sem comentários: