sexta-feira, julho 13, 2007

Biblioteca de Almodôvar lecciona português a imigrantes

"Vinte dos mais de 300 imigrantes que vivem no concelho alentejano de Almodôvar (Beja) vão poder aprender a falar e a escrever em português, através de um curso que a biblioteca municipal local promove este Verão.
O curso, destinado a adultos, pretende «ajudar os imigrantes no processo de aprendizagem da língua portuguesa», explicou hoje à agência Lusa Catarina Espada, da Biblioteca Municipal de Almodôvar.
«Saber falar e escrever em português é indispensável para os imigrantes poderem integrar-se na sociedade e no mercado de trabalho, além de facilitar o acesso a direitos e deveres reconhecidos e o próprio exercício da cidadania», acrescentou.
Por outro lado, continuou Catarina Espada, o curso visa também «aproximar os imigrantes da biblioteca e da cultura portuguesa».
A maioria dos imigrantes que vivem no concelho, afirmou, «apesar de falar português, embora com algumas dificuldades, não sabe ler, nem escrever».
Os imigrantes interessados em frequentar o curso para aprender a língua de Camões poderão inscrever-se até dia 25 deste mês na Biblioteca Municipal de Almodôvar.
O curso, que tem um limite de 20 vagas, será gratuito e vai decorrer na biblioteca todas as quartas-feiras de Agosto e Setembro, entre as 18:00 e as 20:00.
Segundo dados da Associação Solidariedade Imigrante (SOLIM), no concelho de Almodôvar vivem mais de 300 imigrantes, na sua maioria oriundos dos países de Leste.
Diário Digital / Lusa "

Sem comentários: