sexta-feira, setembro 28, 2007
Porto recebe o leilão do ano
quarta-feira, setembro 26, 2007
Inauguração da Exposição "Evocação das Raízes e da Memória" - 1 Outubro
“Evocação das Raízes e da Memória”
ÁTRIO PRINCIPAL DA REITORIA 1 DE OUTUBRO 18h30
Exposição Comemorativa dos 25 anos do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
“Concebemos um espaço de memória que mostra os ‘pioneiros’ do ensino da Geologia em Lisboa. Inaugurado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra agora na dignidade da Reitoria a sua melhor expressão.”
Comissariado: Prof. Doutores Matos Alves, Francisco Fatela, Teresa Palácios e Jorge Relvas.
Inauguração com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, dos Órgãos de Gestão da Faculdade de Ciências, Professores do Departamento de Geologia da FCUL e outros convidados.
Entrada Livre
Organização e Informações
Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em parceria com a REITORIA – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Alameda da Universidade, Campo Grande, 1649-004 Lisboa
Tel. 21 011 34 48 21 011 34 06 21 011 34 85 daci@reitoria.ul.pt
terça-feira, setembro 25, 2007
Bibliomóvel: o único antídoto contra o isolamento e a solidão de muitas aldeias
segunda-feira, setembro 24, 2007
II Jornadas Internacionais - Informação e Comunicação nos Mass Media
A produção noticiosa: actores e papéis
25-26 Outubro 2007
Local : Universidade do Porto -Faculdade de Letras - Anfiteatro Nobre
Programa: http://www.cetac.up.pt/documentos/programa_II_Jornadas_Informacao_e_Comunicacao.pdf
Semana de Língua Portuguesa começa segunda-feira em Moscovo
Várias iniciativas organizadas pelas embaixadas do Brasil e Portugal na Rússia, pelo Instituto Camões e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, irão ter lugar na Biblioteca Estatal Russa de Literatura Estrangeira.
A semana de língua portuguesa começará com a cerimónia de inauguração de um busto de Machado de Assis no átrio da Biblioteca, realizando-se depois duas conferências: o professor português Carlos Reis irá abordar o tema «Eça de Queirós, o século XIX e a poética narrativa», e o professor brasileiro apresentará os «Contos de Machado de Assis».
O dia terminará com o lançamento das traduções russas dos livros de Machado de Assis («Contos Escolhidos») e José Hermano Saraiva («História Concisa de Portugal»).
Na quinta-feira, Maria João Sigalho fará uma palestra dedicada ao tema «Cinema de autor e da produção independente em Portugal», que será seguida da exibição do filme de Pedro Costa «Juventude em Marcha».
No dia seguinte, José Miguel Wisnik dará uma conferência consagrada ao tema «Literatura e Música Popular no Brasil» e a professora Lúcia Nagib vai debruçar-se sobre «Que língua estamos a falar aqui? - O português transnacional de Terra Estrangeira».
A Semana de Língua Portuguesa em Moscovo encerra com a exibição do filme «Terra Estrangeira», de Walter Salles e Daniela Thomas. "
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=296284
Tratado reformador da UE
Fonte: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=2936&p_est_id=7120
quinta-feira, setembro 20, 2007
Biblioteca da Póvoa de Varzim aposta na promoção da leitura
Centro do Livro Infantil inaugurado em Beja
terça-feira, setembro 18, 2007
Novas estratégias no uso da informação? Contrate um bibliotecário
segunda-feira, setembro 17, 2007
Livre acesso à BMJournals até 14/10/2007 na BIB
BMJ JOURNALS ONLINE COLLECTION: http://journals.bmj.com Over twenty leading medical journals covering specialist clinical areas, public health and evidence-based medicine.
BRITISH MEDICAL JOURNAL ONLINE: www.bmj.com Updated daily – helping doctors make better decisions.
DRUG AND THERAPEUTICS BULLETIN (DTB): http://dtb.bmj.com For over 40 years DTB has provided rigorous and independent evaluations and practical advice on, individual treatments and the overall management of disease for doctors, pharmacists and other healthcare professionals.
BiblioBAD (Boletim Informativo da Biblioteca da BAD
http://www.apbad.pt/Downloads/biblioteca/BiblioBAD7&8_2007.pdf
Biblioteca de Fátima retoma ciclo de exposições
José Neves, natural da freguesia de Fátima, começou a pintar por influência de um irmão. E gosta de pintar naturezas mortas, paisagens e retratos. Apesar de revelar um talento especial para a pintura, José Neves procurou aperfeiçoar-se. Na Venezuela, país onde viveu durante 30 anos, tirou um curso livre de artes plásticas e trabalhou durante três anos com o mestre italiano Giovani di Munno.
Esta é a primeira exposição individual de José Neves. O artista está satisfeito por dar a conhecer os seus trabalhos à população de Fátima, mas considera que a cidade dá pouca importância à arte e à cultura. “Infelizmente, tornou-se demasiado materialista”, lamenta. Ainda assim, acrescenta que Fátima tem “as suas coisas bonitas”, mas ainda há muito a fazer nesta área. E acredita que”com o tempo talvez lá vá”.
Elege o Santuário e os Valinhos como os locais mais bonitos de Fátima. Segundo disse, é ali que muitas vezes vai buscar inspiração para os seus trabalhos. Sobre a nova igreja, defende que o Santuário deve continuar a enriquecê-la “com obras de arte, tanto por dentro, como por fora”.
Conforme acima referimos os trabalhos deste artista, natural da freguesia de Fátima, podem ser apreciados até dia 30 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Fernanda Frazão"
Cartas inéditas de Eça de Queirós na Biblioteca Nacional
A instituição deu à mostra o nome de «Aquisições queirosianas», para a qual reuniu textos com a assinatura do romancista adquiridos, através de compra ou oferta, nos últimos 30 anos.
Constam do acervo cartas dirigidas por Eça a amigos e companheiros de geração - Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis, Mariano Pina, Conde de Arnoso - e outras escritas ao seu superior hierárquico no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jesuíno Ezequiel Martins, procedentes da Torre do Tombo.
Um segundo grupo de documentos inclui dois manuscritos completamente desconhecidos até à sua compra, em 2001 e 2004 - «Almanaques» e «Cartas de Fradique Mendes» - e fragmentos do autógrafo «O primo João de Brito», que viria a originar «O primo Basílio».
No que a Biblioteca Nacional diz ser «o núcleo mais importante desta exposição» poderão ser vistos manuscritos de «A cidade e as serras», um romance que Eça não reviu totalmente, de «A ilustre casa de Ramires» e do artigo «Novos factores da política portuguesa».
Segundo a instituição, estes últimos autógrafos estavam «perdidos há mais de 30 anos» e foram-lhe doados pela Fundação Millenium BCP.
No quadro da exposição, patente até 27 de Outubro, será lançado um catálogo/roteiro com ensaios de Jorge Couto, Isabel Pires de Lima, A. Campos Matos e Manuel Vieira da Cruz.
Diário Digital / Lusa "
Biblioteca Nacional do Brasil Negocia Com Google Pesquisa de Livros
Semana Europeia da Mobilidade
Jornal inaugura nova modalidade de artigo científico
Fonte: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3¬icia=320
quarta-feira, setembro 12, 2007
Recital de Poesia Medieval Cristã do Século XIII na Biblioteca Municipal de Loulé
Eduardo Ramos nasceu em Penedo Gordo, concelho de Beja e desde cedo revelou as suas influências dos cantares alentejanos. Sozinho aprende a tocar harmónica de boca, viola e participa assim em diversos grupos musicais. O seu primeiro cd seria em 1987, onde grava “Da Terra e do Mar” com músicas da sua autoria.Já no ano de 1997 integra o espectáculo “Alma Algarvia” onde canta, toca berimbau e gambry e compõe alguns temas musicais"
segunda-feira, setembro 10, 2007
V Senabraille — Seminário Nacional de Bibliotecas Braille
Florianópolis, SC23 e 24 de novembro de 2007
PROGRAMA CIENTÍFICO PRELIMINAR
Chamada de Trabalhos
Promoção: Comissão Brasileira de Acessibilidade à Informação porPortadores de Deficiências da FEBABApoio Institucional: Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Tema Central: Tecnologias para acessibilidade ao livro e à informação pelos portadores de deficiencia visual
Site: http://www.febab.org.br/
Biblioteca digital salesiana on-line
Este projecto, em contínuo crescimento, reúne muitos documentos úteis para o estudo e a actividade pastoral.
A Biblioteca Digital Salesiana foi desenvolvida graças a um programa gratuito conhecido como «Greenstone», lançado pela universidade de Waikato, Nova Zelândia e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (UNESCO).
O projecto revolucionou as possibilidades de acesso dos países pobres, devido a que se trata de um projecto em código aberto, modificável e gratuito.
A Biblioteca Digital Salesiana foi implementada também mantendo um proveitoso diálogo com a equipe criadora de «Greenstone», que sugeriu diversos conselhos e pautas. Entre as vanntagens que a nova secção oferece, além de uma consulta mais rápida e eficaz, pode-se mencionar o facto de que os usuários terão a possibilidade de usar na navegação outras línguas, além das 5 oficiais do lugar.
Fonte http://www.zenit.org/article-16022?l=portuguese
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, tem duas novas exposições durante o mês de Setembro
.No mesmo período, ficará patente ao público uma mostra de pintura da autoria de Teresa Cardoso, intitulada «Intuição e Natureza».
Biblioteca Nacional recorda vida e obra de Miguel Torga
"Cartas, retratos e raros manuscritos de poemas de Miguel Torga vão estar expostos a partir de segunda-feira na Biblioteca Nacional, em Lisboa, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor, que se prolongam até ao final do ano.
A exposição biobibliográfica foi comissariada por Carlos Mendes de Sousa e está organizada de forma cronológica, segundo três núcleos temáticos dedicados ao retrato, à terra e à escrita.
Patente até 12 de Outubro, a exposição apresenta objectos, manuscritos e obras pertencentes ao espólio de Miguel Torga, doados pela filha à casa-museu, inaugurada em Agosto em Coimbra.
Entre as obras expostas, enquadradas por painéis com palavras e frases retiradas dos 16 volumes dos diários do autor, contam-se fotografias, raros manuscritos de poemas e algumas primeiras edições de obras que o autor assinou ainda com o seu nome, Adolfo Rocha.
Esta exposição, promovida pela direcção Regional de Cultura do Norte, insere-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga, assinalado a 12 de Agosto, e deverá seguir em itinerância por várias cidades em Portugal e em Espanha.
Na Covilhã, a biblioteca municipal recorda também o autor de «Contos da Montanha» com uma exposição de 36 obras de Torga, entre poesia, romance, diários e contos.
Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, em Trás-os-Montes, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra.
Diário Digital / Lusa "
Rede de Bibliotecas de Cascais, vai assinalar o centenário do nascimento de Georges Remi, (Hergé)
