segunda-feira, setembro 17, 2007

Biblioteca de Fátima retoma ciclo de exposições

"Depois da pausa do Verão, o ciclo de exposições de pintura, da Biblioteca Pública de Fátima, já recomeçaram. Desta vez, o convidado é José da Silva Neves, que apresenta um conjunto de quadros de temáticas diferentes e alguns retratos. A zona histórica de Ourém e as suas ruas, os Valinhos, o mar, as cerejeiras em flor são alguns dos temas retratados na presente exposição que decorre até ao fim deste mês.
José Neves, natural da freguesia de Fátima, começou a pintar por influência de um irmão. E gosta de pintar naturezas mortas, paisagens e retratos. Apesar de revelar um talento especial para a pintura, José Neves procurou aperfeiçoar-se. Na Venezuela, país onde viveu durante 30 anos, tirou um curso livre de artes plásticas e trabalhou durante três anos com o mestre italiano Giovani di Munno.
Esta é a primeira exposição individual de José Neves. O artista está satisfeito por dar a conhecer os seus trabalhos à população de Fátima, mas considera que a cidade dá pouca importância à arte e à cultura. “Infelizmente, tornou-se demasiado materialista”, lamenta. Ainda assim, acrescenta que Fátima tem “as suas coisas bonitas”, mas ainda há muito a fazer nesta área. E acredita que”com o tempo talvez lá vá”.
Elege o Santuário e os Valinhos como os locais mais bonitos de Fátima. Segundo disse, é ali que muitas vezes vai buscar inspiração para os seus trabalhos. Sobre a nova igreja, defende que o Santuário deve continuar a enriquecê-la “com obras de arte, tanto por dentro, como por fora”.
Conforme acima referimos os trabalhos deste artista, natural da freguesia de Fátima, podem ser apreciados até dia 30 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Fernanda Frazão"

Sem comentários: