segunda-feira, setembro 10, 2007

Biblioteca Nacional recorda vida e obra de Miguel Torga

"Cartas, retratos e raros manuscritos de poemas de Miguel Torga vão estar expostos a partir de segunda-feira na Biblioteca Nacional, em Lisboa, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor, que se prolongam até ao final do ano.
A exposição biobibliográfica foi comissariada por Carlos Mendes de Sousa e está organizada de forma cronológica, segundo três núcleos temáticos dedicados ao retrato, à terra e à escrita.
Patente até 12 de Outubro, a exposição apresenta objectos, manuscritos e obras pertencentes ao espólio de Miguel Torga, doados pela filha à casa-museu, inaugurada em Agosto em Coimbra.
Entre as obras expostas, enquadradas por painéis com palavras e frases retiradas dos 16 volumes dos diários do autor, contam-se fotografias, raros manuscritos de poemas e algumas primeiras edições de obras que o autor assinou ainda com o seu nome, Adolfo Rocha.
Esta exposição, promovida pela direcção Regional de Cultura do Norte, insere-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga, assinalado a 12 de Agosto, e deverá seguir em itinerância por várias cidades em Portugal e em Espanha.
Na Covilhã, a biblioteca municipal recorda também o autor de «Contos da Montanha» com uma exposição de 36 obras de Torga, entre poesia, romance, diários e contos.
Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, em Trás-os-Montes, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra.
Diário Digital / Lusa "

Sem comentários: