segunda-feira, setembro 17, 2007

Cartas inéditas de Eça de Queirós na Biblioteca Nacional

"Manuscritos de romances, cartas inéditas e fragmentos do texto que originaria «O primo Basílio» fazem parte de uma exposição de documentos autógrafos de Eça de Queirós patente na Biblioteca nacional a partir do dia 20.
A instituição deu à mostra o nome de «Aquisições queirosianas», para a qual reuniu textos com a assinatura do romancista adquiridos, através de compra ou oferta, nos últimos 30 anos.
Constam do acervo cartas dirigidas por Eça a amigos e companheiros de geração - Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis, Mariano Pina, Conde de Arnoso - e outras escritas ao seu superior hierárquico no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jesuíno Ezequiel Martins, procedentes da Torre do Tombo.
Um segundo grupo de documentos inclui dois manuscritos completamente desconhecidos até à sua compra, em 2001 e 2004 - «Almanaques» e «Cartas de Fradique Mendes» - e fragmentos do autógrafo «O primo João de Brito», que viria a originar «O primo Basílio».
No que a Biblioteca Nacional diz ser «o núcleo mais importante desta exposição» poderão ser vistos manuscritos de «A cidade e as serras», um romance que Eça não reviu totalmente, de «A ilustre casa de Ramires» e do artigo «Novos factores da política portuguesa».
Segundo a instituição, estes últimos autógrafos estavam «perdidos há mais de 30 anos» e foram-lhe doados pela Fundação Millenium BCP.
No quadro da exposição, patente até 27 de Outubro, será lançado um catálogo/roteiro com ensaios de Jorge Couto, Isabel Pires de Lima, A. Campos Matos e Manuel Vieira da Cruz.
Diário Digital / Lusa "
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=294739

Sem comentários: