segunda-feira, setembro 24, 2007

Semana de Língua Portuguesa começa segunda-feira em Moscovo

"A primeira Semana de Língua Portuguesa, que começa na segunda-feira [hoje 24-09-2007] em Moscovo, ficará marcada por diversos eventos, como a apresentação de obras de autores lusófonos na língua russa.
Várias iniciativas organizadas pelas embaixadas do Brasil e Portugal na Rússia, pelo Instituto Camões e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, irão ter lugar na Biblioteca Estatal Russa de Literatura Estrangeira.
A semana de língua portuguesa começará com a cerimónia de inauguração de um busto de Machado de Assis no átrio da Biblioteca, realizando-se depois duas conferências: o professor português Carlos Reis irá abordar o tema «Eça de Queirós, o século XIX e a poética narrativa», e o professor brasileiro apresentará os «Contos de Machado de Assis».
O dia terminará com o lançamento das traduções russas dos livros de Machado de Assis («Contos Escolhidos») e José Hermano Saraiva («História Concisa de Portugal»).
Na quinta-feira, Maria João Sigalho fará uma palestra dedicada ao tema «Cinema de autor e da produção independente em Portugal», que será seguida da exibição do filme de Pedro Costa «Juventude em Marcha».
No dia seguinte, José Miguel Wisnik dará uma conferência consagrada ao tema «Literatura e Música Popular no Brasil» e a professora Lúcia Nagib vai debruçar-se sobre «Que língua estamos a falar aqui? - O português transnacional de Terra Estrangeira».
A Semana de Língua Portuguesa em Moscovo encerra com a exibição do filme «Terra Estrangeira», de Walter Salles e Daniela Thomas. "
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=296284

Sem comentários: