segunda-feira, junho 16, 2008

Curso de História Contemporânea em Loulé

" A Fundação Manuel Viegas Guerreiro promove um curso livre de História Contemporânea em Loulé. Saiba mais.
O um curso livre de História Contemporânea tem como tema “O Algarve no contexto da Primeira República” e vai decorrer no Arquivo Municipal de Loulé, no mês de Julho, das 18h30 às 20h30.
Para este curso foram convidados especialistas nacionais ligados às questões do republicanismo, bem como vários estudiosos sedeados na região algarvia, que têm desenvolvido trabalho de investigação nessa área.
O curso é ainda complementado por uma exposição documental e iconográfica subordinada à temática da Primeira Republica no Algarve, com especial ênfase para o caso de Loulé. A mostra vai estar patente ao público no átrio do Arquivo Municipal de Loulé durante o mês de Julho.
A formação é composta por treze sessões. A primeira, no dia 1 de Julho, é sobre “A República e o seu tempo”, por Rui Ramos. Segue-se “O I Primeiro Congresso Regional Algarvio: a ‘pedra de toque’ do regionalismo contemporâneo algarvio”, no dia 3, por Maria João Raminhos Duarte.
No dia 4 é a vez de Fernando Catroga falar sobre “A Questão religiosa e a Primeira República: algumas incidências no Algarve”. Nos dias 7 e 8 as sessões estão a cargo de Joaquim Romero Magalhães, com “A Ditadura de João Franco e o caminho para a República”, e António Ventura com a “Maçonaria no Algarve: 1899-1935”.
No dia 10 de Julho a sessão conta com a presença de Isabel Vargues com “A imprensa republicana no Algarve” e, no dia 15, “A utopia educativa republicana ”, com Joaquim Pintassilgo.
O tema “O Algarve nas primeiras décadas do século XX operários, anarquistas e associações de classe” vai ser abordado a 17 de Julho, por João Madeira.
Luís Guerreiro será o protagonista da sessão “O Partido Evolucionista em Loulé”, a 22 de Julho. No dia 24, a sessão “As voltas do comboio: Loulé/S. Brás ”cabe a Afonso Cunha e, a 28 de Julho, o coordenador da sessão é Artur Mendonça com “A propaganda do Partido Republicano no Algarve até 1910: estruturas políticas e resultados eleitorais (notas de investigação)”.
As duas últimas sessões contam com a presença de Nuno Júdice com “Poesia futurista portuguesa (Faro, 1916-1917)”, a 29 de Julho, e de Joaquim Vieira Rodrigues com “Quando a guerra, a fome e a pneumónica bateram à porta dos louletanos”, no dia 31 do mês de Julho.
As inscrições decorem decorrer na Fundação Manuel Viegas Guerreiro (Querença) e podem também ser feitas através do telefone 289 422 607, ou pelo site www.fundacaomanuelviegasguerreiro.com
O curso tem um custo de 50 euros em regime geral e 35 euros para estudantes.
Os participantes recebem um certificado no fim da formação."
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=22958

Sem comentários: