segunda-feira, junho 16, 2008

Literatura: Miguel Torga evocado em vídeo no You Tube

"Coimbra, 16 Jun (Lusa) -- A iniciativa "Café entre Torgas", promovida em Miranda do Corvo e que lembrou histórias do médico e escritor pelo testemunho de amigos próximos, está agora disponível na Internet através de 21 vídeos colocados no You Tube.
"Funciona como homenagem ao poeta e possibilita a partilha [da iniciativa] com um auditório potencial de muitos milhões de pessoas. As potencialidades são imensas", disse à agência Lusa Dinis Alves, jornalistas e professor universitário, responsável pelo projecto.
Promovido pelos alunos do 4º ano da licenciatura em Ciências da Informação do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), o projecto "Café com Torgas" juntou, em Abril de 2007, personalidades que relataram "episódios marcantes do contacto que mantiveram com o escritor".
"São um conjunto de histórias contadas por amigos de uma pessoa que, como se sabe, não tinha um feitio fácil", acrescentou Dinis Alves.
Destacou, a título de exemplo, "algumas gravações inéditas" pertença do espólio pessoal de Álvaro Perdigão, que trabalhou na Rádio Difusão Portuguesa.
O leque de convidados incluiu, entre outros, Aníbal Duarte de Almeida, António Campos, João Fernandes, Paulino Mota Tavares e Valentim Marques, cujas intervenções podem agora ser vistas em www.youtube.com/youtorga, o canal do You Tube dedicado ao patrono do ISMT.
Na iniciativa, registada na íntegra em vídeo, José Machado Lopes leu um poema de Miguel Torga e a Associação Cultural de Música e Teatro à Parte interpretou trechos da ópera "Bichus", baseada na obra do escritor.
"Café com Torgas" inseriu-se nas comemorações dos 70 anos do ISMT e também nas festividades alusivas ao centenário do nascimento de Miguel Torga.
JLS."

Sem comentários: