segunda-feira, junho 23, 2008

Olhão: Nova Biblioteca estreia-se com exposição de um artista local

"Apresentando como tema central da sua exposição “A Ria por Horizonte”, vários trabalhos enchem as paredes da Sala Polivalente da novíssima Biblioteca Municipal, inaugurada no dia em que Olhão assinalou o seu 200º aniversário.

O autor da exposição é Martins Leal, artista olhanense, que tem assim o privilégio de inaugurar aquele espaço, dedicado à cultura e às artes, ficando a sua exposição patente até dia 15 de Agosto.

De salientar que a paixão pela Ria Formosa, pelas suas tonalidades de azul, verde e vermelho, pelo cintilar das águas sob a luz do sol, pela atmosfera inebriante e ao mesmo tempo apaziguadora é o ponto de partida desta mostra que Martins Leal preparou para a inauguração da Biblioteca Municipal de Olhão.

Os mais recentes trabalhos do artista remetem-nos para a pintura simbolista de fim de século, com tendência para os traços incertos, vagos, capazes de evocar sonhos e ambientes nebulosos.

Martins Leal nasceu em Olhão em 1946 e tornou-se uma das principais referências artísticas da região. Realizou já mais de uma centena de exposições colectivas e individuais, dentro e fora do país. Actualmente, transmite a sua experiência e os seus conhecimentos a jovens alunos no Centro de Pintores Olhanenses, do qual foi co-fundador. "
Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=85297

Sem comentários: