terça-feira, setembro 26, 2006

Arquivo de D. Augusta Vitória e carta de Salazar em leilão

"Tem início, esta segunda-feira, no Palácio do Correio Velho, em Lisboa, um leilão onde vão estar em licitação vários documentos que fazem parte da História de Portugal, entre os quais, uma colecção de contas da embaixada de Portugal em Viena de Áustria, relativo ao casamento entre o futuro rei D. Pedro IV e a arquiduquesa Leopoldina, assim como uma carta de António de Oliveira Salazar, então ministro das Finanças, a D. Augusta Vitória, viúva de D. Manuel II.
A decorrer até quarta-feira, sempre às 15:00 horas, o leilão leva à praça outros importantes arquivos documentais, como o do maestro Francisco de Lacerda (1869-1934), com uma base de licitação de 1250 mil euros.

Quanto ao espólio com parte do arquivo particular de D. Augusta Vitória, consorte do rei D. Manuel II, apresenta, para além da carta do então futuro presidente do Conselho, cartas, fotografias, facturas e postais, assim como correspondência do Banco Coutts, com descrições pormenorizadas de banqueiros e executores testamentários do rei, datadas de 1934. A base de licitação deste lote é de 50 mil euros.
Finalmente, quanto às contas do casamento entre D. Pedro IV e a arquiduquesa austríaca Leopoldina, uma festa que foi vigiada por 1200 militares e 120 polícias e em que foram servidos 120 pombos, 400 galos e galinhas, 13 veados, 85 perdizes, 50 faisões, tudo regado com vinhos de Setúbal e Carcavelos, sobe à praça com uma base de licitação de 50 mil euros. "

25-09-2006 8:46:04

Sem comentários: