quarta-feira, setembro 27, 2006

Universidade Complutense de Madri integra seus livros ao Google Books

"O motor de buscas na internet Google anunciou nesta terça-feira que sua coleção virtual de livros acessíveis na internet incluirá os trabalhos literários da maior biblioteca universitária da Espanha, a da Universidade Complutense de Madri.

A biblioteca desta universidade se tornará, assim, a primeira coleção em castelhano a se somar ao projeto Google Books, segundo a companhia, sediada em Mountain View, Califórnia (oeste).
"Livros com direitos vencidos que antes eram só acessíveis para pessoas que pudessem ir à biblioteca da Universidade Complutense de Madri, ou tivessem o dinheiro para viajar, agora serão acessíveis para todos os que tiverem conexão à internet, onde quer que vivam", disse o reitor da universidade, Carlos Berzosa, em um comunicado.
"Estamos literalmente abrindo nossa biblioteca ao mundo. As oportunidades para a educação são fenomenais e estamos felizes de trabalhar com o Google neste projeto", acrescentou.
A coleção da biblioteca inclui edições de autores espanhóis e latino-americanos como Miguel de Cervantes, Francisco de Quevedo, Pedro Calderón de la Barca, Sor Juana Inés de la Cruz e Garcilaso de la Vega.
O Google e a universidade madrilense trabalharão em conjunto para digitalizar as centenas de milhares de trabalhos de domínio público e colocá-los inteiros na internet, informaram em um comunicado conjunto.
A instituição informou ainda que sua coleção inclui livros em francês, alemão, latim, italiano e inglês.
A biblioteca da Universidade Complutense de Madri é a segunda européia a se integrar ao projeto Google Books, que inclui a Biblioteca Bodleian de Oxford, a Biblioteca Pública de Nova York, além de coleções de quatro grandes universidades americanas.
O site de buscas inaugurou no mês passado um serviço que permite aos internautas baixar e imprimir a totalidade de alguns livros cujos direitos autorais tiverem expirado, de obras de Dante e Victor Hugo a de Simón Bolívar."

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/2535001-2535500/2535239/2535239_1.xml

Sem comentários: