quinta-feira, novembro 16, 2006

Arquivo Municipal agiliza recursos administrativos e salvaguarda memória colectiva de Ponta Delgada

"Situado na Rua Dr. Hugo Moreira, 2E e 2C, em São Pedro (na urbanização da Oceanus), o Arquivo Municipal de Ponta Delgada é um projecto pioneiro na região, capaz de assegurar uma gestão eficaz dos documentos administrativos e de responder às necessidades dos serviços municipais e públicos, permitindo o acesso fácil e rápido aos documentos e à informação, ao mesmo tempo que protege e preserva os documentos essenciais do Município.
Foi desta forma que a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada classificou hoje a abertura do novo Arquivo Municipal da autarquia, que centraliza num só espaço físico toda a documentação municipal até agora pouco tratada e de difícil consulta, dispersa entre o arquivo dos Arrifes, os Antigos Balneários de Ponta Delgada, o Arquivo do Parque de Máquinas e o arquivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada.Com uma área total de 570 m2, inserido na Urbanização Oceanus, o Arquivo Municipal assume-se como um espaço ao serviço do futuro da cidade, onde se assegura uma nova e moderna forma de tratamento de dados, dirigida para uma consulta rápida quer por parte dos serviços camarários, quer por parte dos próprios munícipes que, poderão, agora consultar a documentação municipal disponível.Por exemplo, com o novo arquivo, o tempo de resposta aos requerimentos dos munícipes vai diminuir em muito, sendo possível localizar, em tempo útil, qualquer processo existente no Arquivo Municipal. Autêntico espaço de conservação da memória colectiva do município, o Arquivo Municipal de Ponta Delgada centraliza informação que representa uma mais valia para a administração municipal. É aqui que se encontram digitalizadas todas as actas camarárias de 1965 a 1995 e a correspondência expedida pela Câmara de Ponta Delgada de 1990 a 1998. Documentação que está, igualmente, guardada em suporte de microfilme. No mesmo espaço estão também digitalizadas mais de 3.300 fichas de emigrantes, de modo a contribuir para o estudo de um grupo importante da sociedade.Na inauguração esta tarde do Arquivo Municipal onde trabalham três funcionários, coordenados pela Técnica Superior de Arquivo, Cláudia Santos, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou ainda a execução de um importante trabalho de digitalização do fundo documental da CINAÇOR, a antiga empresa que geria as casas de espectáculos de Ponta Delgada: Coliseu Micaelense e Teatro Micaelense. A documentação desta empresa já está depositada no Arquivo Municipal, sendo objecto agora objecto de acções de tratamento documental. Salvaguardar a memória do concelho, num espaço com todas as condições necessárias ao armazenamento, conservação e manuseamento dos documentos, foi a principal preocupação camarária relativa ao funcionamento do novo Arquivo de Ponta Delgada, um projecto que começou a ganhar forma em Setembro de 2004, em que foram investidos mais de 120 mil euros.O Arquivo Municipal de Ponta Delgada veio, assim, salvaguardar fisicamente e impedir a perda da documentação acumulada ao longo de vários anos de actividade camarária; centralizar fisicamente toda a documentação de modo a se poder realizar uma série de actividades que se prendem com a organização e classificação dos documentos; limpar o acervo, eliminando tudo o que não interessa para um arquivo e constitui apenas lixo; informatizar toda a documentação que foi produzida anteriormente à implementação do sistema informático da Câmara Municipal; e, finalmente, criar um serviço de arquivo que esteja, em primeiro lugar, ao serviço da própria actividade camarária e como fim último ao serviço de todos os munícipes, que podem também contactar para aquele serviço através de e-mail para o endereço arquivomunicipal@mpdelgada.pt e do telefone 296 383 055.O Arquivo Municipal é constituído por uma cave com 250 m2, uma sala com 170 m2 e uma sala com 150 m2. É na cave que se encontra a maior parte da documentação municipal que está acondicionada com equipamento de ventilação de ar e máquina de Controlo Ambiental. A documentação está colocada em estantes compactas móveis para quase 1000 metros lineares de documentação, bem como nas estantes fixas retiradas dos outros espaços de arquivoNa sala com 170 m2 funciona o Tratamento Documental e Atendimento ao Público que é feito no seguinte horário: 8h30 – 12h30 / 13h30 – 16h30."

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