terça-feira, novembro 28, 2006

Batalha: Máquina tipo ATM disponibiliza livros 24 horas/dia

"Os habitantes da Batalha vão deixar de estar sujeitos aos horários da Biblioteca Municipal sempre que queiram requisitar um livro, graças à entrada em funcionamento de uma máquina que «empresta» os volumes aos leitores a qualquer hora.

O projecto, designado «Biblio Clube 24», é da Câmara Municipal da Batalha, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e assenta numa máquina tipo Multibanco com capacidade para disponibilizar 170 livros de diferentes tipos, aos portadores de um cartão magnético distribuído gratuitamente pela Biblioteca Municipal.
A máquina, que entrará em funcionamento no dia 5 de Dezembro, junto ao Posto do Turismo, orçou em 35 mil euros e está dotada de «software» desenvolvido em Itália.
O equipamento, no seu conceito, segundo fonte da autarquia, é uma adaptação das usuais máquinas de venda de tabaco ou de bebidas.
Projecto único em Portugal, o «Biblio Clube 24» visa «potenciar a promoção da leitura, funcionando como complemento de um serviço tradicional de biblioteca, perspectivado para satisfazer as necessidades de uma população dispersa e com horários nem sempre compatíveis com os de uma biblioteca convencional», informa a Câmara Municipal da Batalha.
Os utilizadores dos serviços deste equipamento disporão de cinco dias para lerem a obra requisitada, após os quais, caso o livro não seja devolvido ao sistema, verão o seu cartão bloqueado, ao mesmo tempo que segue informação para a Biblioteca Municipal.
Fonte da autarquia disse à Agência Lusa que, conforme a adesão da população a este serviço, pode ser equacionada a instalação de outras máquinas noutros locais do concelho."
Fonte:Diário Digital / Lusa, 27-11-2006 15:09:00

Sem comentários: