quarta-feira, novembro 29, 2006

FEUP cria ferramenta para invisuais acederem à Internet

"A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta quarta-feira uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso de invisuais à Internet, disse hoje à Lusa, no Porto, fonte da FEUP.
A solução encontrada resulta de um projecto de investigação do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores daquela faculdade, coordenado pelo professor Diamantino Freitas.
O programa, denominada Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã (CALE), constitui - segundo Diamantino Freitas -«uma ferramenta inovadora para o acesso de invisuais aos computadores pessoais».
O CALE foi criado a partir de uma ideia proposta por um grupo de pessoas cegas ou com baixo índice de visão.
Estas foram também responsáveis pela elaboração dos conteúdos, enquanto o motor informático do programa foi desenvolvido na FEUP.
Apresentado sob a forma de um CD multimédia interactivo, com saídas através da linha Braille ou de voz sintetizada, este projecto, em forma de curso, foi concebido para o leitor de ecrã JAWS (Job Assisted With Speech), um software desenvolvido pela Freedom Scientific.
O curso é constituído por diversos módulos relativos à navegação em ambiente Windows, nomeadamente Internet Explorer, Microsoft Word e Excel, entre vários outros programas utilitários.
«Com módulos para os vários níveis de conhecimento - iniciado, intermédio e avançado - o CALE adapta-se às diferentes necessidades de aprendizagem dos utilizadores», frisou Diamantino Freitas.
A equipa responsável pelo desenvolvimento do CALE vai apresentar o programa, quarta-feira, na Biblioteca da FEUP, a representantes de diversas associações de invisuais.
Estes vão testar o sistema «in loco», no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é comemorado domingo.
A equipa responsável pelo projecto vai oferecer às associações de invisuais 500 exemplares do CALE. "

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=252288

Sem comentários: