quinta-feira, setembro 28, 2006

Blogs reproduzem métodos de comunicação da antiguidade chinesa

Blogs reproduzem métodos de comunicação da antiguidade chinesa
Por Caroline Vivanco, da Ascom/UFPE

"Símbolo da atualidade e muito diferente do que se convencionou, os blogs, contraditoriamente, remontam à antiguidade chinesa. Provar que existe mais continuidade do que processos absolutamente novos nas formas de comunicação a distância atuais é um dos objetivos da tese "Uma trajetória em redes: modelos e características operacionais das agências de notícias, das origens às redes digitais", defendida no doutorado de Comunicação da UFBA, pelo professor Afonso Júnior, do Departamento de Comunicação da UFPE.
Nos seus levantamentos, o professor identificou que nas antigas cidades da China existiam murais onde as pessoas escreviam mensagens e as outras vinham e comentavam os escritos, faziam críticas ou adicionavam novas informações. Afonso concluiu que a tecnologia digital só potencializou e ampliou a capacidade de uso desta ferramenta que, como já foi dito, existe há mais de três mil anos.
Segundo observou o pesquisador, na contemporaneidade, é fácil observar que o mundo está interconectado e atribuir tal fenômeno exclusivamente à tecnologia digital. No entanto, poucas pessoas sabem que em 1870 a agência Reuters tinha uma rede de cabos de telégrafos de 470 mil km, metragem suficiente para dar dez voltas no globo e interligava várias partes do mundo, inclusive os cabos chegavam onde hoje é a Praça do Arsenal, no Recife antigo.
Esse e outros dados observados servem para demonstrar que o modelo de organização do jornalismo em redes já existia antes das tecnologias digitais e surgiu com as agências de notícias. Essa é uma das principais premissas defendidas na tese de Afonso, durante os quatro anos de estudo na Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
ORIGEM – De acordo com o levantamento histórico feito pelo pesquisador, desde sua origem, no século XIX, as agências de notícias se organizavam sobre premissas que continuam valendo até hoje. A produção descentralizada de serviços através de uma velocidade que permita a atualização contínua de informações, para que estas possam ser distribuídas aos diferentes veículos de comunicação, é um raciocínio que continua guiando a lógica operacional das agências. O professor explica ainda que, inicialmente, elas surgiram para responder às demandas de um público-leitor alfabetizado que necessitava conteúdos mais especializados, como a cobertura de eventos de impacto internacional.
Entretanto as novas demandas não podiam ser feitas pelos jornais devido à falta de infra-estrutura adequada. “Uma das características responsáveis pela eficiência das agências de notícias é o funcionamento em redes, ou seja, pontos de apuração distribuídos ao redor do planeta com amplo alcance que respondem a determinadas demandas sociais”, argumenta Afonso.
Assim, como as estruturas técnicas foram mudando, passando das redes de telégrafo até as redes digitais, as necessidades sociais também se transformaram. Cada vez mais, as informações produzidas pelas agências se voltaram para o setor comercial e financeiro ao invés dos setores midiáticos.
O pesquisador comprova seu raciocínio através de dados recentes da agência internacional Reuters que mostram que 5% do seu faturamento provêm da venda de serviços para órgãos da mídia em geral, ao passo que os 95% restantes do lucro vêm do setor financeiro, comercial e bancário.
“Estas informações vendidas pelas agências têm um caráter jornalístico, mas também provocam desdobramentos nos setores comerciais”, explica Afonso. E exemplifica o pensamento, citando o caso de uma geada que destrói plantações de laranja no sul do Brasil e que além da repercussão social interessa, sobretudo, às pessoas que investem no produto laranja na bolsa de valores de São Paulo. De acordo com dados históricos, esse serviço surgiu no início da década de 1970 com um serviço criado pela Reuters e depois se expandiu para as demais agências.
O pesquisador destaca que, a partir deste ponto, surge uma nova configuração de jornalismo, completamente diferente da que se trabalha no Brasil. "No País, o jornalista é visto como o profissional que trabalha cobrindo os problemas da cidade, do cotidiano. Lá fora, cobrir uma empresa, não como assessor de imprensa, mas na obtenção de dados e informações é considerada uma atividade jornalística, sim", argumenta Afonso.
Além de retomar as discussões sobre as agências de notícias, já que o assunto não era aprofundado em nível de doutorado há mais de 25 anos, a tese do professor Afonso Júnior é primeira em língua portuguesa a abordar a questão das agências e das redes digitais. E, de acordo com o professor, o trabalho pode ser utilizado para futuras problematizações do jornalismo que tratem a organização dos jornais em rede, a democratização da informação em contextos internacionais e a organização em escalas globais da informação, da notícia e do jornalismo. Afonso esclarece, ainda, que o estudo das agências auxilia na compreensão desses fenômenos, pois eles estão atrelados à dinâmica de redes e esta forma de organização foi criada pelas agências. "
Mais informaçõeszeafonsojr@gmail.com
Fonte: http://www.ufpe.br/new/visualizar.php?id=4427

quarta-feira, setembro 27, 2006

Universidade Complutense de Madri integra seus livros ao Google Books

"O motor de buscas na internet Google anunciou nesta terça-feira que sua coleção virtual de livros acessíveis na internet incluirá os trabalhos literários da maior biblioteca universitária da Espanha, a da Universidade Complutense de Madri.

A biblioteca desta universidade se tornará, assim, a primeira coleção em castelhano a se somar ao projeto Google Books, segundo a companhia, sediada em Mountain View, Califórnia (oeste).
"Livros com direitos vencidos que antes eram só acessíveis para pessoas que pudessem ir à biblioteca da Universidade Complutense de Madri, ou tivessem o dinheiro para viajar, agora serão acessíveis para todos os que tiverem conexão à internet, onde quer que vivam", disse o reitor da universidade, Carlos Berzosa, em um comunicado.
"Estamos literalmente abrindo nossa biblioteca ao mundo. As oportunidades para a educação são fenomenais e estamos felizes de trabalhar com o Google neste projeto", acrescentou.
A coleção da biblioteca inclui edições de autores espanhóis e latino-americanos como Miguel de Cervantes, Francisco de Quevedo, Pedro Calderón de la Barca, Sor Juana Inés de la Cruz e Garcilaso de la Vega.
O Google e a universidade madrilense trabalharão em conjunto para digitalizar as centenas de milhares de trabalhos de domínio público e colocá-los inteiros na internet, informaram em um comunicado conjunto.
A instituição informou ainda que sua coleção inclui livros em francês, alemão, latim, italiano e inglês.
A biblioteca da Universidade Complutense de Madri é a segunda européia a se integrar ao projeto Google Books, que inclui a Biblioteca Bodleian de Oxford, a Biblioteca Pública de Nova York, além de coleções de quatro grandes universidades americanas.
O site de buscas inaugurou no mês passado um serviço que permite aos internautas baixar e imprimir a totalidade de alguns livros cujos direitos autorais tiverem expirado, de obras de Dante e Victor Hugo a de Simón Bolívar."

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/2535001-2535500/2535239/2535239_1.xml

terça-feira, setembro 26, 2006

Arquivo de D. Augusta Vitória e carta de Salazar em leilão

"Tem início, esta segunda-feira, no Palácio do Correio Velho, em Lisboa, um leilão onde vão estar em licitação vários documentos que fazem parte da História de Portugal, entre os quais, uma colecção de contas da embaixada de Portugal em Viena de Áustria, relativo ao casamento entre o futuro rei D. Pedro IV e a arquiduquesa Leopoldina, assim como uma carta de António de Oliveira Salazar, então ministro das Finanças, a D. Augusta Vitória, viúva de D. Manuel II.
A decorrer até quarta-feira, sempre às 15:00 horas, o leilão leva à praça outros importantes arquivos documentais, como o do maestro Francisco de Lacerda (1869-1934), com uma base de licitação de 1250 mil euros.

Quanto ao espólio com parte do arquivo particular de D. Augusta Vitória, consorte do rei D. Manuel II, apresenta, para além da carta do então futuro presidente do Conselho, cartas, fotografias, facturas e postais, assim como correspondência do Banco Coutts, com descrições pormenorizadas de banqueiros e executores testamentários do rei, datadas de 1934. A base de licitação deste lote é de 50 mil euros.
Finalmente, quanto às contas do casamento entre D. Pedro IV e a arquiduquesa austríaca Leopoldina, uma festa que foi vigiada por 1200 militares e 120 polícias e em que foram servidos 120 pombos, 400 galos e galinhas, 13 veados, 85 perdizes, 50 faisões, tudo regado com vinhos de Setúbal e Carcavelos, sobe à praça com uma base de licitação de 50 mil euros. "

25-09-2006 8:46:04

quarta-feira, setembro 20, 2006

Google disponibiliza livros banidos (em inglês)


Celebre a sua Liberdade de Ler

O Presidente da Associação Americana de Biblioteca (Leslie Burger) informou no blog oficial do Google a disponibilização de livros banidos no Google Book Search.
Durante 25 anos, livrarias e lojas especializadas em livros tem comemorado a liberdade de leitura durante a "Semana dos Livros Banidos" e o Google agora é um dos integrantes dessa festa. Através do link google.com/bannedbooks, você pode usar o Google Book Search para explorar algumas das melhores obras do século 20 que foram banidas.

Equipamento altera forma de se consultar livros em biblioteca

"Cientistas da Universidade Keio, Japão, apresentaram o primeiro protótipo funcional do seu BiblioRool, um equipamento portátil cujo objetivo é alterar completamente a forma como se consulta uma biblioteca. Ao invés de ir até uma estante, verificar os títulos que interessam, levá-los a uma mesa e, só então, folheá-lo um a um, com o BiblioRool poderá ser possível fazer tudo isto sem colocar a mão em um só livro.O equipamento portátil consiste em três pequenas telas de cristal líquido, dispostas em partes independentes de um cilindro transparente. As seções relativas a cada uma das telas podem ser giradas de forma independente.Ao se girar a primeira seção, o usuário vê os livros como os veria em uma estante. Quando encontra um livro que lhe interessa, basta deixá-lo no centro da seção - marcado por uma pequena barra vermelha - para que o seu conteúdo possa ser visualizado na tela da seção intermediária. Girar esta seção equivale a folhear as páginas do livro, podendo-se ler seu conteúdo. Finalmente, a seção inferior pode ser utilizada para fazer anotações, salvar partes do texto e fazer links entre os diversos livros consultados. No site do BiblioRoll (...) é possível ver um filme demonstrando o funcionamento do aparelho. O equipamento é totalmente funcional mas, por enquanto, opera apenas com os livros de uma prateleira, montada especialmente para o experimento. Para que esse tipo de dispositivo possa dar aos leitores uma nova experiência de leitura, como ele promete, as bibliotecas teriam antes que ser adaptadas e ter o seu conteúdo disponibilizado no formato adequado. "

Fonte: 05/09/2006 www.inovacaotecnologica.com.br

quarta-feira, setembro 13, 2006

Arquivo com actividades pedagógicas

"No próximo mês de Outubro, o Arquivo Municipal [Póvoa] vai arrancar com o seu Serviço Educativo, direccionado para o público escolar, e que consiste numa série de actividades pedagógicas, de cariz essencialmente prático, como por exemplo, realização de um pedi-paper pelas ruas da cidade, visitas ao Arquivo e oficinas pedagógicas dedicadas à paleografia e à genealogia.As sessões pedagógicas vão decorrer às terças e quintas-feiras, às 10h30 e às 14h30, nos meses de Outubro, Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. As acções vão incluir pequenas palestras sobre a Póvoa de Varzim e a sua história, a toponímia poveira, suportes de escrita, a figura do Cego do Maio, a Câmara e a Praça do Almada e o trabalho de um arquivo."

Miguel Pinto

Fonte: http://www.povoasemanario.pt/default.asp?noticiaid=316&seccaoid=3&accao=noticia

terça-feira, setembro 12, 2006

Jornadas sobre Arquivos na Biblioteca de Loulé

"As «Jornadas sobre Arquivos» vão decorrer entre 25 e 27 de Setembro e ainda a 11 de Outubro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Loulé.
As Jornadas têm como objectivo fornecer um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam a aplicação da tecnologia digital aos diferentes sistemas documentais.A primeira Jornada tem lugar entre 25 e 27 de Setembro, funcionando das 9h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas. Anabela Ribeiro, Glória Santos e Filipe Joeirinha, técnicos do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo são os palestrantes que vão falar sobre o tema «A tecnologia digital e a sua integração nos sistemas documentais». As políticas e conceitos de digitalização, a caracterização documental, as especificações técnicas (meta-informação e matrizes), a infra-estrutura tecnológica, o acesso e difusão, o enquadramento legal, a segurança e plano de preservação e os desafios no mundo digital são alguns dos pontos a abordar no programa. Haverá tempo ainda para o estudo de um caso.A segunda Jornada decorre a 11 de Outubro, das 14 às 17 horas, tendo como tema «Arquivos Digitais de Processos de Obras», a apresentar Inês Viegas e Irene Catarino, do Arquivo Municipal de Lisboa. Neste momento, está em construção o novo Arquivo Municipal de Loulé, enquanto a Câmara está a modernizar os sistemas documentais, pelo que esta actividade é apresentada como «de especial importância».
11 de Setembro de 2006 18:20"

Fonte: http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=9037

sexta-feira, setembro 08, 2006

Obras raras roubadas de biblioteca

"Mais de cem obras de arte, entre as quais um livro de 1501 em pergaminho, foram roubadas da Biblioteca Mário de Andrade, em S. Paulo. Não há sinais de arrombamento, o que reforça a suspeita de envolvimento de funcionários.
Além do ‘Livro das Horas’, de 1501, a obra mais rara da biblioteca, foram roubadas 58 gravuras do alemão Rugendas (1802-1858), 48 de Debret (1768-1848), 12 de Steinmann (1800-1844) e três de Burmeister (1807-1892). Segundo o director da biblioteca, a mais importante de S. Paulo, outras obras podem ter sido roubadas, uma vez que o inventário das 40 mil peças, iniciado após a descoberta do roubo, ainda não foi concluído. O director afirmou não ter dúvidas do envolvimento de funcionários no roubo, pois as obras estavam trancadas num armário de aço, numa sala fechada. As obras roubadas estão avaliadas em cerca de 20 mil euros.
Domingos G. Serrinha, S. Paulo ww Correspondente "

quinta-feira, setembro 07, 2006

Google lança arquivo de notícias online

"Chama-se Google News Archive Search e é um serviço que permite aos utilizadores a pesquisa de conteúdos noticiosos até 200 anos atrás, desde que publicados em jornais revistas.
A pesquisa de informação pode ser feita por época, tópicos e órgão de publicação e os resultados podem conduzir os utilizadores a artigos de acesso grátis ou de consulta mediante pagamento.
Apesar da interface do Google News Archive Search estar disponível apenas em inglês, os conteúdos pesquisados podem assumir vários idiomas.
Por enquanto, a Google conta com a colaboração de alguns parceiros da comunicação social internacional como o Wall Street Journal, The New York Times, The Washington Post, Time, Guardian Unlimited, Factiva, Lexis-Nexis, HighBeam Research e Thomson Gale.
O novo serviço pode ser acedido a partir daqui."

quarta-feira, setembro 06, 2006

BN acolhe originais de António Gedeão

"Diversos originais de Rómulo de Carvalho - nome no registo civil do poeta António Gedeão -, foram doados pelo poeta Luís Amaro à Biblioteca Nacional (BN). O acervo irá enriquecer o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea daquela instituição de Lisboa.Os documentos agora oferecidos, mensagens originais enviadas por Rómulo de Carvalho a Luís Amaro entre 1969 e 1995, serão integrados no núcleo ESP. N5 - essencialmente constituído por colecções de cartas, manuscritos originais e provas tipográficas de vultos de referência da cultura portuguesa contemporânea - que, desde 1981, Luís Amaro tem entregue ao arquivo da BN.O centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho, historiador, cientista e professor durante 40 anos, será assinalado a 24 de Novembro. Rómulo de Carvalho (1906 - 1997) revelou-se como poeta apenas em 1956, com "Movimento perpétuo". A esta viriam juntar-se outras obras fundamentais, como "Teatro do mundo" (1958), "Máquina de fogo" (1961), "Poema para Galileu" (1964), "Linhas de força" (1967) e ainda "Poemas póstumos" (1983). Por seu lado, Luís Amaro foi co-fundador e co-director da revista Árvore, publicada entre 1951 e 1952 e da qual também fizeram parte Raul de Carvalho, António Ramos Rosa e António Luís Moita. Colaborou nas revistas Seara Nova, Távola Redonda, Portucale, tendo, ainda, desempenhado os cargos de secretário de redacção e, posteriormente, de director-adjunto da Colóquio/Letras. Esta colaboração literária permitiu-lhe reunir um vasto arquivo literário e epistolar que salvou do esquecimento - senão mesmo da destruição - milhares de páginas, entre originais, provas tipográficas e grande número de missivas. O espólio pode ser conhecido, designadamente, através do seguinte endereço electrónico http://acpc.bn.pt"

terça-feira, setembro 05, 2006

Eventos de interesse

30th IBBY Congress
Quando: 20 a 24 de setembro
Onde: Beijing (China)
"Livros Infantis e Desenvolvimento Social" é o tema do 30º Congresso do IBBY (International Board on Books for Young People) que incluirá a apresentação do Prêmio 'Hans Christian Andersen' 2006, do Prêmio IBBY-Asahi Reading Promotion Award 2006, da Lista de Honra do IBBY 2006, da Feira Nacional Chinesa do Livro Infantil e de uma exposição de jornais e periódicos infantis. Pela primeira vez em seus congressos, o IBBY contará com um fórum internacional de crianças discutindo leitura.
Mais informações no site.

Encontro Regional do PROLER em Blumenau (SC)
Quando: 26 de setembro
Onde: Blumenau (Brasil)
Uma série de palestras dá o tom do evento cujo objectivo é reunir especialistas das áreas de leitura e literatura, professores, equipas directivas e pedagógicas e a comunidade para partilhar experiências e vivências de leitura. As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone: (47) 3326 6871 ou e-mail proler.fcb@terra.com.br.

SABERES - V Congresso Paranaense de Leitura e II Congresso Nacional de Leitura de Múltiplas Linguagens
Quando: 27 a 29 de setembro
Onde: Curitiba (PR) – PUC (PR) (Brasil)
Tema: Leitura, história e memória. A programação é marcada por palestras, conferências, evento culturais, oficinas, lançamentos de livros e mesas-redondas.
Mais informações no site.

6º Congresso Ibero-americano de Editores
Quando: 30 de setembro e 2 de outubro
Onde: Madrid (Espanha)
Promovido pelo Grupo Iberoamericano de Editores e a Federação de Grêmios de Editores, o evento tem como tema central "As Políticas Públicas para o Livro e a Leitura". A programação contará com quatro sessões sobre políticas culturais, educativas e económicas. Mais informações no site.

XIV Congresso Brasileiro de Poesia
Quando: 2 a 7 de outubro
Onde: Bento Gonçalves (RS) (Brasil)
Trata-se do maior encontro de poetas realizado no Brasil, promovido pela Fundação Casa das Artes, SESC/RS e Proyecto Cultural Sur/Brasil. Actividades como recitais, shows, performances, apresentações teatrais e leitura de poemas atingem um público de 20 mil estudantes de 30 escolas do município. Informações pelos telefones: (54) 3451-3864 com Ademir ou 3452-6103 (SESC) com Possamai ou Schenatto, pelo e-mail adebach@gmail.com ou site.

IX Encontro Regional do PROLER em Uberaba (MG)
Quando: 18 a 20 de outubro
Onde: Uberaba (MG) (Brasil)
Mesa-redonda: O livro e a leitura – argumentação e experiências.
Período de inscrição: de 13/09 a 13/10/2006 ou até o limite de vagas.Informações pelo email: tania.ulhoa@uberaba.mg.gov.br ou site.

Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)
Quando: 22 a 27 de outubro
Onde: Salvador (BA) – Fiesta Convention Center (Brasil)
Tema: Acesso livre à informação científica e bibliotecas universitárias.
A 14ª edição do evento é uma promoção da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integra as comemorações do 60º aniversário da instituição. Durante todo o seminário, haverá uma feira aberta ao público com as últimas novidades da tecnologia da informação. Mais informações no site.

5ª Traçando Histórias Mostra de Ilustração Infantil e Juvenil
Quando: 27 a 29 de outubro
Onde: Porto Alegre (RS) – na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre (Brasil)
Divulgar o trabalho dos ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil por meio dos trabalhos publicados em livro em 2005 e/ou 2006 por 40 ilustradores de diversos estados brasileiros. Estão previstos minicursos, oficinas e mesas-redondas. Programação e outras informações no site.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

"A Revista, publicada desde 1973, é o órgão oficial de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB."

Pode consultar a sua versão online através do site:
http://143.106.108.58/seer/ojs/ojs/viewissue.php

segunda-feira, setembro 04, 2006

Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação

"O Repositório Acadêmico tem como objetivo ser um espaço para o compartilhamento de produção de trabalhos acadêmicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação."

É composto por Artigos, Book/Media Reviews e Trabalhos de Conclusão de Curso permitindo/possuindo:
  • Acesso público a submissão de artigos
  • Avaliação pelos pares
  • Indexação para busca
  • Ferramenta de Apoio à Pesquisa

Editor
Tiago Murakami

Fonte: http://www.bsf.tehospedo.com.br/ojs/