sexta-feira, fevereiro 16, 2007

PHL - Personal Home Library - Software gratuito na Internet para Bibliotecas

" PHL - Personal Home Library, é um sistema especialmente desenvolvido paraadministração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações.Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas eusuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendemorganizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar ecompartilhar seus catálogos através da Web.O PHL utiliza interface de uso intuitivo, não requerendo de seus usuáriosnenhum tipo especial de treinamento.O padrão do registro utilizado pelo PHL se baseia no formato UNISIST/Unesco,muito mais simples que os antigos formatos anglo-americanos* (MARC, USMARC,UKMARC, UNIMARC, MARC21, etc) e proporciona aos bibliotecários a descriçãoeficiente e precisa de qualquer tipo de informação independemente de seusuporte. É um formato moderno, de baixíssimo custo de implementação, decomprovada eficiência e adotado como padrão nos organismos internacionais e nasgrandes redes mundiais de informações (BIREME, AGRIS, FAO, INIS, etc).
Os PHL foi desenvolvido em XML IsisScript interpretada pelo softwareWWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD,Windows, HP-UX, etc.). Com o PHL é possível buscas simultâneas em várias basesde dados e importação de registros de outras bibliotecas através do protocoloHTTP, em substituição a protocolos tipo Z39.50, o que vem diminuirsubstancialmente o custo de instalação e manutenção. O PHL utiliza base dedados no padrão CDS/ISIS-Unesco.
O PHL foi publicado pela primeira vez, em maio de 2001, no servidorhttp://www.ritterdosreis.br, disponibilizando na Web, os catálogos e serviçosda Biblioteca Dr. Romeu Ritter dos Reis da Sociedade de Educação Ritter dosReis (Porto Alegre - RS), tornando-se a primeira biblioteca brasileira a integrar, através da Web, e em tempo real, todos os serviços e rotinas(Aquisição, Tombamento, Catalogação, Kardex, Empréstimo, Renovação, Reservas,DSI, etc.)
Desde a data de sua publicação, o PHL passou a ser distribuídos gratuitamenteincentivando e dando suporte às bibliotecas para sua implementação e utilizaçãoem estações monousuária.A partir deste período, centenas de bibliotecas passaram a utilizar o PHL econtribuir enviando sugestões. Em julho/2002 contabilizamos 975 downloads e 28bibliotecas se licenciaram para sua adoção em ambiente de rede(intranet/internet). Hoje, já contamos com mais de 700 bibliotecas usuárias doPHL, sendo que dezenas delas já disponibilizando seus acervos na Web.

Sem comentários: