quarta-feira, fevereiro 07, 2007

UP procura aumentar utilização de "e-books" científicos

Plataformas de publicações científicas participam no Dia do E-Book. Aluno de mestrado da FEUP vence concurso mundial de pesquisa.
Representantes das mais importantes plataformas de publicações científicas mundiais, como a Oxford Press, a Ebsco ou a Elsevier, vão estar esta quarta-feira na reitoria da Universidade do Porto (UP) para mostrar as potencialidades deste sistema de compra de livros científicos electrónicos ("e-book").
A compra de "e-books" pode ser feita directamente aos editores ou através de plataformas que reúnem uma grande quantidade de livros especializados em determinados temas.
As plataformas são uma espécie de "estante virtual", com "vantagens e desvantagens" para quem compra as obras, explica a directora da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP), serviço que organiza o Dia do E-Book na instituição.
Entre os problemas deste sistema de compra, estão dificuldades no manuseamento e leitura das obras e a inexistência de um formato comum (como o PDF), diz Clara Macedo.
A responsável destaca a afluência ao encontro – 100 inscritos, incluindo estrangeiros -, que reflecte a pouca implementação das obras electrónicas em formato digital.
"Há muitas bibliotecas com obras digitalizadas, mas não são 'e-books' [pensados de raiz]", observa Clara Macedo. "A situação em Portugal não difere muito dos outros países. Os problemas são mais ou menos os mesmos".
A BVUP agrega todas as bibliotecas das faculdades e unidades da instituição. Coordena ainda o acesso electrónico às publicações científicas internacionais para os estudantes, docentes e investigadores de toda a universidade.
No ano passado, a BVUP contava com 30.607 títulos científicos disponíveis, número que faz dela a maior biblioteca a nível nacional em acessos a títulos electrónicos.
Aluno da FEUP vence concurso
Rui Pedro Amor, aluno do 4º ano de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP, venceu o Prémio Mundial de Pesquisa em E-Books, no valor de 500 dólares. Concorreram 1700 alunos de instituições de ensino superior provenientes de 46 países.
O "University Challenge" é organizado pela plataforma Knovel. Consiste na resposta a um questionário de carácter técnico, para o qual seria necessário fazer pesquisa de informação científico-técnica no editor Knovel, disponibilizado pela Biblioteca da FEUP, desde 2004. O prémio será entregue quinta-feira, na faculdade.

Pedro Riosprr @ icicom.up.pt

Sem comentários: