terça-feira, abril 17, 2007

Bibliotecários angolanos em acção de formação

"Luanda, 16/04 - Bibliotecários angolanos estão a partir de hoje e até ao dia cinco (05) de Maio a participar numa acção de formação, uma iniciativa da Biblioteca Nacional, que visa a capacitação dos quadros do sector público e privado.
Neste seminário temático sobre Organização e Gestão do sector, segundo a directora da Biblioteca Nacional de Angola, Maria José Ramos, participam 40 responsáveis de bibliotecas públicas e universitárias.
A responsável, que se pronunciava no acto de abertura do evento, frisou que a intenção é melhorar a qualidade dos serviços prestados por estas instituições, contribuindo para a profissionalização dos quadros que nelas laboram e para o desenvolvimento da profissão e da actividade bibliotecária no país. "Só com a acções do género, os quadros do sector estarão capacitados para responder as solicitações do público e melhor o sistema organizacional do sistema bibliotecário"- realçou Mario José Ramos.Durante 15 dias úteis, os participantes a acção formativa, que conta com a participação de formadores angolanos e portugueses, vão, em quatro módulos, falar sobre "Começar um Programa de Conservação Preventiva para documentos gráficos", "Organização e Gestão Biblioteconómica", "Organização de Sistemas Administrativos" e "Técnicas Administrativas".
Numa colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal, ao abrigo do protocolo de cooperação existente entre as duas instituições, pretende-se também dotar os responsáveis de bibliotecas de conhecimentos actualizados relativos à gestão e organização de bibliotecas, à administração e recursos humanos. Esta acção formativa acontece graças ao protocolo assinado em Novembro de 2006 entre a Biblioteca Nacional de Angola e a sua congénere portuguesa, tendo em conta a superação de quadros e a organização das bibliotecas angolanas"

Sem comentários: