segunda-feira, abril 23, 2007

Dia Mundial do Livro assinalado hoje com vários eventos

"Encontros com escritores, feiras de livro, maratonas de leitura, exposições e eventos oficiais decorrem desde há dias em vários pontos de Portugal, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Livro, que se assinala esta segunda-feira.
No plano oficial, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e o secretário de estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, visitam hoje, entre as 15:00 horas e as 16:30, o Estabelecimento Prisional de Tires, onde participam numa acção de sensibilização à leitura com as reclusas, dinamizada pela escritora Maria Teresa Horta e subordinada ao tema «Tempo e Liberdade».
Segundo uma nota do Ministério da Cultura à imprensa, a visita tem por objectivo «promover o acesso ao livro nos chamados contextos não convencionais de leitura e surge no quadro do protocolo estabelecido entre o Instituto do Livro e das Bibliotecas (ex-IPLB, actual Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais».
Também esta segunda-feira, algumas horas antes, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, APEL, assinalará a data organizando no Café Nicola, às 10:00 horas, um pequeno-almoço em que estarão presentes a ministra da Cultura, a titular da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Paula Morão, e o director-adjunto José Manuel Cortês. Cada um dos participantes no encontro levará um livro e, no final, todos os exemplares recolhidos serão entregues à Fundação Gil, que estará representada pela sua presidente, Margarida Pinto Correia.
A União dos Editores e o Clube de Editores, com o patrocínio da Câmara de Lisboa, promovem, por seu lado, a Rua do Livro, que decorre entre as 10:00 e as 20:00 horas na Rua Augusta e conta com a participação de «várias editoras nacionais distribuídas por diversas bancas de venda/exposição de livros».
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi declarado pela Conferência Geral da UNESCO em 15 de Novembro de 1995. A data escolhida, 23 de Abril, dia de São Jorge, evoca uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebiam em troca um livro.
Por outro lado, a 23 de Abril de 1616, faleceram dois dos vultos maiores da história da Literatura, William Shakespeare e Miguel de Cervantes. "
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: