quinta-feira, abril 12, 2007

"Os senhores de Xavier", em exposição

"Uma carta enviada por São Francisco Xavier a Santo Inácio de Loyola e a João Codur, em 1541, vai ser mostrada, pela primeira vez em Portugal

Na carta, Francisco Xavier descreve a boa receptividade e a protecção dada à Companhia de Jesus pelo rei D. João III, anuncia a sua próxima partida para o padroado português do Oriente e pede orientações sobre o modo de proceder “com os infiéis”.
Esta é uma das peças que pode ser vista de 13 de Abril a 31 de Maio, numa exposição organizada pelo Arquivo Geral de Navarra e patente no Arquivo Nacional/ Torre do Tombo. “Os senhores de Xavier. A linhagem de S. Francisco Xavier”, mostrará 50 documentos relativos às originais familiares de São Francisco Xavier e respectivo enquadramento social e político, bem como à história do Castelo e Senhorio de Xavier, que remonta ao século XIII. Esta é a segunda exposição apresentada em Lisboa, depois da “S.Francisco Xavier - a sua vida e o seu tempo”, realizada em 2004 por iniciativa do Comissariado-geral das comemorações do quinto centenário do nascimento do santo"

Sem comentários: