quinta-feira, abril 19, 2007

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR - Divulgação da BAD

Com a celebração deste dia no mundo inteiro, a UNESCO pretende fomentar a leitura, a indústria editorial e a protecção da propriedade intelectual através do direito de autor.
A 23 de Abril 1616, faleceram Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega "El Inca". Esta data marca igualmente o nascimento ou a morte de grandes autores tal como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, esta data, tão simbólica para a literatura universal, foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para prestar uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, e incentivar cada um, em particular os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a insubstituível contribuição dos criadores ao progresso social e cultural.
A ideia desta celebração teve origem na Catalunha (Espanha), onde é tradicional oferecer uma rosa em troca da compra de um livro. O sucesso desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que pode receber dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e medias) mobilizados em cada país através das Comissões Nacionais da UNESCO, das associações, centros e clubes UNESCO, das redes escolares e das bibliotecas associadas, e de todos que se sentem motivados para participar a esta festa mundial.
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=5125&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
CONSULTE
Mensagem do Director Geral da UNESCO
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=5125&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
Resolução da 28ª sessão da Conferência Geral da UNESCO (Paris, 25 de Outubro de 1995): Proclamação do dia 23 de Abril como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=5425&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Sem comentários: