segunda-feira, abril 02, 2007

Livro electrónico sobre preservação e conservação

"Uma das linhas editoriais da Biblioteca Nacional de Portugal tem coberto as actividades de preservação e conservação sempre com a preocupação de difundir um conjunto de boas práticas nesta tão recente área de trabalho para as bibliotecas e arquivos portugueses. Na falta de trabalhos originais de autores portugueses, é ainda mais importante a divulgação de obras que preencham as lacunas existentes e que ao mesmo tempo nos informem das preocupações sentidas em estruturas semelhantes às nossas e nos ensinem práticas de sucesso noutros paralelos.
O livro Conservação Preventiva da Herança Documental em Climas Tropicais encaixa-se perfeitamente nos parâmetros referidos. Embora o título possa levar a crer que as diversas realidades descritas não se aplicam às condições geográficas circundantes às bibliotecas e arquivos portugueses, os leitores poderão constatar sem dificuldade como está errada a sua dedução. As bibliotecas e arquivos portugueses não se reverão em certas condições extremas das zonas tropicais, mas os leitores ficarão agradavelmente surpreendidos com o manancial de informação que se ajusta às perguntas e necessidades do seu quotidiano. As alterações climáticas que sentimos explicam a correspondência que se testemunha e mesmo as nossas experiências diárias exigem cada vez mais a abertura que o próprio autor defende. Todos os conhecimentos e prática acumulados no Hemisfério Norte não podem ignorar a longa história e realidades do Hemisfério Sul dependendo também dos conservadores o sucesso da globalização. Estamos convencidos que os técnicos a trabalhar em bibliotecas e arquivos de outros países de língua oficial portuguesa descobrirão neste livro as respostas indispensáveis a grande parte dos problemas que enfrentam em preservação e conservação.
Para além dos textos descritivos e teóricos, o livro contém uma vastíssima e exaustiva bibliografia que fornece todas as possibilidades aos conservadores, aos bibliotecários, aos arquivistas. A BNP inaugura, assim, uma linha editorial pensada para a disponibilização electrónica. Sem custos, trata-se de possibilitar o acesso a uma obra indispensável para quem quiser iniciar ou aprofundar a actividade profissional. Ainda este ano, a BNP tentará editar o livro em suporte papel, fazendo-o chegar às comunidades de língua oficial portuguesa que ainda não dispõem de todas as facilidades permitidas pelo digital. "
Maria Luísa Cabral

(Fonte: Agenda Cultural 2007. Biblioteca Nacional (Portugal)

Sem comentários: