terça-feira, outubro 30, 2007

Alunos «abrem» Arquivo Municipal em Reguengos de Monsaraz

"O Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz (Évora) abriu hoje as portas num edifício centenário da cidade alentejana, com um grupo de alunos de história a ser o primeiro a consultar a documentação existente.
De acordo com a autarquia, o edifício, datado do início do século XX e cujas obras de recuperação custaram cerca de 300 mil euros, corresponde às actuais necessidades de arquivo de documentos do concelho e tem uma capacidade de depósito para fazer face ao crescimento previsível nas próximas décadas.
No rés-do-chão do edifício, onde funcionou a Repartição de Finanças da cidade, ficam instalados os serviços que implicam maior sobrecarga sobre os pavimentos, nomeadamente as salas para depósitos de documentos, recepção, selecção, tratamento e restauro de documentos.
No piso superior funcionam os serviços técnicos, incluindo a direcção, os serviços técnico-administrativos e a sala para consulta pública de documentos.
O arquivo começou hoje a funcionar, de uma forma simbólica, com a abertura da sala de consulta a uma turma de História do nono ano da Escola Secundária Conde de Monsaraz que foram os primeiros munícipes a consultar a documentação histórica existente.
Na cerimónia de abertura, o município de Reguengos de Monsaraz assinou com todas as juntas de freguesia do concelho protocolos de cooperação arquivística com o objectivo de salvaguardar no Arquivo Municipal todo o espólio documental das autarquias.
Esta documentação histórica, remonta nalguns casos, aos inícios do século XIX, ficando o Arquivo Municipal com a responsabilidade de a tratar, acondicionar e divulgar aos munícipes."

Sem comentários: